Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Estudo para Pré-adolescentes 2

Tema anual: EXEMPLO VIVO Texto Base: II Timóteo 4:12
Estudo: EMO

Origem: Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.
Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.
Chegada ao Brasil: No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.
Algumas Regras para ser Emo:
04- Sempre reclame do sistema e nunca faça nada pra ele melhorar, apenas reclame.
05- Mesmo estando feliz, se mostre triste para todo mundo ficar com pena de você.
06- Não olhe ninguém nos olhos, dê uma de cachorro com fome.
09- Use roupas do sexo oposto.
22- Se faça de coitado(a) e diga todos seus defeitos e problemas no seu profile.
29- Não esqueça dos piercings.
32- Use maquiagem exagerada seja homem ou mulher.
33- Se você for menina, chame a sua melhor amiga de marida.
40- Dê uma de maníaco depressivo sem ter depressão.
41- Mexa com pessoas na rua. ( é um ótimo exercício )
42- Fale mal de todo mundo pelas costas. ( seja amigo ou não. )
54- Se revolte com tudo que você não gosta e chore por causa disso.
55- Tire fotos com cara de triste.
59- Se você for menina se ache uma garota malvada.
60- Não esqueça que você sempre está certo(a).
63- Ignore todos que não são emos.
64- Você sempre é a vítima.
67- Faça tudo para aparecer ou para os outros notarem sua presença. ( isso inclui auto humilhação e choro. )
68- Seja um(a) maria vai com as outras. ( acima de tudo isso. )
74- Fofoque.
75- Evite ter relações sexuais com pessoas do sexo oposto.
76- Evite pensar. ( além de consumir seu cérebro fede. )
77- Seja fútil e superficial.
78- Se você tiver namorada(o) e ela o dispensar corra pro primeiro macho que você encontrar na rua. ( vai ser divertido. )
79- Se humilhe por bobagens. ( como chicletes ou ainda por um beijo de um amigo. )
80- Beijar pessoas do mesmo sexo é fundamental e sadio.
82- Afaste-se de todos os seus amigos, você tem novos amigos emos agora e só pode andar com eles.
85- Goste de bonecas mesmo que você seja homem e tenha dezoito anos.
97- Nunca seja você mesmo(a). ( siga a moda e o que te deixe mais popular. )
98- Nunca esteja satisfeito(a) com o que tem. ( explore seus pais ao limite. )

Agora que você já viu algumas prioridades dos EMOS, cabe uma pergunta: Você realmente acha que não tem nada haver um servo de Deus, convertido e com compromisso com Ele ser emo?
Deus deseja fazer de você um EXEMPLO VIVO para esta humanidade!
Deseja ter uma profunda intimidade contigo e ver a sua glória refletida em sua vida.

Estudo para juniores 2

O Encontro Decisivo
Referência: Atos 9:1-22; 22:1-21
Versículo Chave: At 9:4 _____________________________________________________
_________________________________________________________________________
Saulo era israelita e cidadão romano por ter nascido em Tarso. Foi criado em Jerusalém por Gamaliel. Aprendeu as escrituras e “zelava” por elas, contudo, não tinha um conhecimento verdadeiro sobre a Palavra e a Pessoa de Cristo. Se tornou um perseguidor de todos que praticavam a palavra de forma diferente de como ele havia aprendido. Batia, levava preso e até matava homens e mulheres que anunciavam ser Jesus o salvador.
Certa ocasião Saulo descobriu que na cidade de Damasco estavam pregando a Palavra e decidiu pegar uma autorização com o sumo sacerdote para ir lá e prender todos os que seguiam o Caminho, forma como os que seguiam Cristo eram conhecidos. Nesta época Jesus já havia morrido, ressuscitado e ido para o Pai.
No caminho para a cidade de Damasco Saulo é interrompido por uma luz forte que fez com que caísse no chão sem poder enxergar. Ele e seus companheiros ouviram uma voz que dizia: (At 9:4b) ______________________________________________________, ele com muito medo perguntou: (At 9:5a) _______________________________________ e a voz lhe respondeu: (At 9:5b,6) ________________________________________________
_________________________________________________________________________.
Depois deste encontro Saulo obedeceu a voz de Jesus e foi para Damasco, lá recuperou a visão e ficou por algum tempo estudando a Palavra e buscando a Deus. Dali partir indo de cidade em cidade pregando que Jesus é o Filho de Deus.
Paulo teve um encontro decisivo na sua vida. Descreva que encontro foi esse: _____
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Pois bem, quando ele entregou sua vida a Cristo foi transformado, se converteu. Então explique o que é conversão? __________________________________________________
________________________________________________________________________.
Pense nisso:
Será que eu verdadeiramente já tive um encontro decisivo com Jesus?

Estudo para Pré-adolescentes

Diga “não” as pressões da turma
Comentando o texto

Texto base: I Ts 4:1-8
Versículo chave: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade” II Tm 2:22a

Neste texto Paulo escreve ao povo de Tessalônica. Ele começa falando que recebeu boas notícias sobre o povo e que deseja que eles continuem progredindo de acordo com as instruções que haviam recebido dele. (v. 1,2).
A vontade de Deus é a nossa santificação (v. 3), mas o que é santificação? Separação; ser separado para servir a Deus com dedicação e amor. A vontade de Deus para a nossa vida é que sejamos separados, não nos contaminando com as coisas deste mundo.
No v. 4 Paulo fala sobre possuir o próprio corpo em santificação e honra. O nosso corpo é templo do Espírito Santo e devemos possuí-lo somente para glorificação do nome de Senhor, evitando pensamentos, ações e desejos impuros. Mas o que você acha que é pensamento impuro? O v. 5 os coloca como lascívia, isto é, pensamentos que estimulam o libido ou desejo sexual. Tais práticas são dos gentios, dos homens que não servem a Deus, que não tem intimidade com Ele.
Quanto a esses assuntos, Paulo afirma que não é nosso dever acusar ou julgar o próximo, mas cada um dará conta de si a Deus, e reafirma que Deus nos chamou para santificação (v. 6,7). Paulo termina este texto falando que aquele que rejeitar esses ensinamentos está rejeitando a Deus. (v. 8)
A fase da pré-adolescência é marcada por mudanças físicas e psíquicas que serão decisivas na sua vida no futuro. Nessa fase da vida você está começando a entrar no mundo dos adultos e deixando o mundo das crianças. Neste momento surgem alguns conflitos e desafios. Provavelmente você já passou momento de conflito existencial onde se perguntou: “Quem sou eu?”, “Qual o sentido da minha vida?”, “Qual será o meu futuro?” Saiba que as respostas para essas e outras questões virão à medida que você for amadurecendo e definindo a sua identidade.
Seu corpo: Como já foi dito, pré-adolescência é a fase das transformações e o corpo passa por algumas modificações. É o que a ciência chama de puberdade, cujo período aproximado é entre 9 e 16 anos. Trata-se do período de transição entre a infância e a idade adulta. Estas são algumas mudanças fisiológicas que você vai perceber em si:
 Desarranjos na pele: As glândulas sebáceas sofrem uma modificação e passam a produzir sebo e óleo para a pele. Quando os canais, através dos quais o óleo é conduzido ao exterior da pele estão bloqueados, surgem manchas estranhas no rosto, conhecidas como “espinhas” e “cravos”.
 Crescimento: o crescimento nesta fase é desproporcional. Certas áreas atingem seu tamanho mais cedo que outras.
 Mudanças na voz: normalmente a voz muda de uma hora para outra, as vezes estando fina outras bem grossa.
 Maturação sexual: O clímax do desenvolvimento físico do ser humano é o amadurecimento dos órgãos sexuais. Quando esses alcançam a capacidade do funcionamento adulto, a puberdade foi atingida. As funções sexuais que indicam o amadurecimento sexual são duas: a ovulação na moça e a espermatogênese, no rapaz. Tais funções vão possibilitar a procriação.
Suas emoções: A intensidade e a freqüência dos processos orgânicos podem levá-lo a modificações repentinas no seu estado emocional. Veja alguns exemplos:
 Nervosismo: sacudidelas constantes dos músculos, caretas. Torcer os cabelos, piscar contínuo, roer unhas, gaguejar, etc.
 Preocupação emocional: ansiedade indevida sobre erros cometidos ou despreocupação som seus erros, recusar qualquer coisa que pareça novo.
 Acanhamento: timidez excessiva provocada por causa da opinião dos outros.
 Complexos: sentimento de inferioridade ou por não se achar nos moldes da sociedade.
Superando as pressões: Assim como aconteceu n ávida de Daniel, Moisés, José e muitos outros dentro e fora da Bíblia, o adolescente sofre diversas pressões e tentações. Algumas atitudes podem ser praticadas para superar estas dificuldades:
 Auto-aceitação: aceite cada parte do seu corpo, a inconformação gera infelicidade. Paulo deixou-nos o exemplo: “...aprendi a contentar-me com o que tenho” (Fp 4:11). Você tem muitas qualidades. Lembre-se de que foi Deus quem planejou você assim!
 Auto-disciplina: uma vida disciplinada faz bem ao corpo, a alma e ao espírito (III Jo 2). Durma pelo menos oito horas por dia, coma alimentos saudáveis evitando o exagero, pratique atividade física, adquira o hábito de ler a Bíblia e orar diariamente, estude, leia.
 Domínio próprio: não haja por impulso, sempre pense antes de agir ou falar qualquer coisa. Cultive o Fruto do Espírito (Gl 5:22).
 Aceitação da vontade de Deus: Deus é conhecedor de todas as coisas. Antes que nós existíssemos, Ele já nos conhecia, por isso, sabe o que é melhor para nós. Aprenda a ouvir a voz de Deus e em tudo desejar saber qual é a vontade de Deus, pois ela nunca acrescenta dores.

Estudo para juniores

Escolhendo segundo a vontade de Deus
A vida é feita de escolhas. A cada dia, temos de lidar com diferentes escolhas diante das mais diversas situações: no ambiente familiar, no trabalho, nas relações interpessoais e até na caminhada espiritual. Tais quais sementes, as opções que fazemos hoje definem o amanhã e podem alterar o rumo de toda a vida. E, infelizmente, somos tentados a escolher mal. Em várias ocasiões conseguimos lidar com as vontades pessoais e passamos a achar que estamos sendo provados ou até tentados pelo Senhor. Confundimos tentação com provação.
Quando nos deixamos seduzir por vontades contrárias à perfeita vontade de Deus, somos dominados por elas até cedermos ao pecado. O que aconteceu com Eva pode acontecer com qualquer um de nós. Não devemos dar ouvidos às palavras sutis do inimigo nem contemplar a tentação. Deus não mente: tudo o que Ele diz ser o melhor para nós de fato o é. Provações são circunstâncias preparadas pelo próprio Deus para experimentar-nos na fé e levar-nos a uma comunhão mais profunda com Ele. Por outro lado, tentações são estratégias do inimigo para fazer-nos pecar contra o Criador e afastar-nos de Sua presença gloriosa e da vida plena que Ele nos preparou. Estejamos sempre em oração e vigilantes para não sermos enganados e atraídos pelas ciladas do inimigo.
Agenda Smilingüido 2010

?
“Nenhum servo pode servir dois senhores.”
Lucas 16:13a