Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

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Temperamentos

Mesmo com traços que variam de criança para criança, o que são considerados como traços mais fundamentais num modo geral na personalidade, são os tipos de temperamentos sanguíneos, coléricos, fleumáticos e melancólicos. Esses traços foram criados por Hipócrates (460 a 370 a.C) na antiga Grécia. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu esses quatro temperamentos, de acordo com sua teoria, o temperamento dependia dos humores de seu corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma; na sua observação do comportamento pode observar as diferenças e assim formulou sua teoria para explicar essas diferenças. Mas foi um filósofo alemão, Emmanuel Kant, que provavelmente mais influência teve na divulgação da idéia dos quatro temperamentos.
O estudo dos temperamentos por educadores proporciona uma melhor integração com as crianças e uma melhor compreensão do comportamento de cada uma bem como possibilita uma melhor forma de ajudá-las.
O temperamento está baseado no material ainda não trabalhado com que nascemos. À medida que vamos amadurecendo espiritualmente fica cada vez mais difícil diagnosticar o temperamento básico. Outro fator que interfere no diagnóstico do temperamento é a idade. Na maioria das pessoas é mais fácil distinguir entre os 15 e 35 anos.

Paralelo entre os quatro temperamento e a Bíblia

Bíblia: Todos os homens têm uma natureza pecaminosa
Temperamentos: Todos os homens têm suas fraquezas
Bíblia: O homem é constantemente assediado pelo pecado
Temperamentos: Destacam tal fato
Bíblia: O homem possui uma “velha natureza” que é a carne, ou melhor, a “carne corruptível”.
Temperamentos: É composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas.

Sanguíneo

Pontos fortes: caloroso, amável, simpático. Atrai as pessoas como se fosse um imã. Tem boa conversa, é otimista e despreocupado, “a vida é uma festa”. É generoso, adapta-se ao meio ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios.
Pontos fracos: pouca força de vontade, emocionalmente instável, explosivo, irrequieto, egoísta. Em sua mocidade chega a ser considerado “o que vai ser bem-sucedido”, raramente, entretanto, alcança aquilo que dele se espera. Tem grande dificuldade em seguir detalhadamente instruções e quase nunca fica quieto. No fundo dessa capa de ousadia ele é frequentemente inseguro e temeroso.
Vocação: os sanguíneos são bons vendedores, oradores, atores e não raro tornam-se líderes. – Exemplo bíblico: Pedro

Colérico


Pontos fortes: ativista prático. Tudo n ávida para ele é útil. É um líder natural, obstinado e muito otimista. Seu cérebro está sempre fervilhando idéias, projetos ou objetivos, e ele os realiza. É extrovertido, mas não tão intensamente como o sanguíneo.
Pontos fracos: é auto-suficiente, impetuoso, genioso e tem uma tendência a aspereza e até mesmo a crueldade. Ninguém é tão mordaz e sarcástico quanto o colérico.
Vocação: os coléricos dão bons diretores de empresas, generais, construtores, soldados voluntários, políticos ou administradores, mas são geralmente incapazes de executar trabalhos minuciosos e precisos. – Exemplo bíblico: Paulo

Melancólico

Pontos fortes:
é o temperamento mais talentoso. Perfeccionista, muito sensível, apreciador das belas artes, analítico, abnegado (desejo de sacrificar-se a si próprio) e amigo leal. O melancólico ultrapassa as expectativas quando submetido à pressão.
Pontos fracos: perfeccionista, geniosos, crítico, pessimista e egocêntrico.
Vocação: artista, compositor, inventor, filósofo, teórico. – Exemplo bíblico: Moisés

Fleumático

Pontos fortes: pessoas de fácil convivência porque possuem natureza calma e sossegada, senso de humor, acessibilidade e são agradáveis. Se enquadram no título “Sr. Simpatia”. O fleumático é eficiente conservador, digno de confiança, espirituosa, com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas. É meio introvertido.
Pontos fracos: suas fraquezas, assim como suas qualidades não são tão perceptíveis como nos temperamentos mais expressivos. A maior de suas fraquezas é a falta de motivação, o que leva a displicência no trabalho, é pão duro e indeciso. Tem a capacidade de viver a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com a coisas.
Vocação: diplomata, professores, médicos, cientistas, humoristas, escritores e editores de livros e revistas. Quando motivados tornam-se grandes líderes. – Exemplo bíblico: Abraão

Educação Inclusiva

Refletindo:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
“Então disse-lhe Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” Mateus 19:14 (NVI)
“E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16:15 (NVI)
“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue?” Romanos 10:14 (NVI)
“Porque para com Deus não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11

A questão da inclusão é tratada como uma questão dos direitos humanos (Declaração Universal dos Direitos do Homem – 1948), uma vez que constitucionalmente Educação é um direito de todos.
Segundo a UNESCO (Conferência Mundial de 1994), os indivíduos portadores de necessidades educativas especiais devem fazer parte das escolas, as quais devem se adequar às necessidades desta nova demanda de alunos.
No Brasil, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96, Capítulo V, Art. 58 Da Educação Especial) consolida e amplia o dever do poder público para com a educação geral oferecida aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) declara no 3º parágrafo, do Título I das Disposições Preliminares que:

"A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade."

A atenção à diversidade está focada no direito de acesso a educação e a melhoria do processo de ensino/aprendizagem para todos, bem como as perspectivas de desenvolvimento e socialização. A educação busca fortalecer o respeito às diferenças como meio de enriquecimento do processo educativo.
Ao analisar a Bíblia, verifica-se que nela encontram-se episódios em que pessoas portadoras de necessidades especiais foram incluídas. Em 2 Sm 4:4; 9:1-10 é possível observar a história de Mefibosete, filho de Jônatas que havia ficado aleijado dos dois pés ainda na infância. Ele vivia em Lo-Debar, que significa “terra do esquecimento” e se sentia como um cão morto até que o rei Davi o leva para habitar no palácio e comer à mesa com ele. O próprio Jesus na passagem de Lc 19:1-10 se hospeda na casa de um homem de pequena estatura.
A igreja através do seu departamento de ensino não pode ficar de fora desta nova realidade mundial, organizando-se para receber pessoas portadoras de necessidades educativas especiais em suas classes bíblicas, proporcionando-lhes um crescimento e amadurecimento espiritual satisfatório.

“A inclusão assume que o viver e o aprender juntos são um método que beneficia a todos”