Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Pedido de uma criança

“Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim, isso faz com que eu me sinta mais segura. Não me estraguem, sei que não devo ter tudo o que peço, só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos, dependo de vocês para saber o que é bom ou mau. Não me corrijam com raiva, aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das conseqüências dos meus erros, às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não façam promessas que não possam cumprir mais tarde; lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontada. Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não me desconversem quando eu faço perguntas, senão eu procurarei nas ruas as respostas que não tenho em casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, senão ficarei extremamente chocada quando descobrir algum erro de vocês. Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte do que vocês. Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se de que tenho o meu próprio modo de ser. Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, pois isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante. Não queiram me ensinar tudo de uma vez, nem desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram, ou então, daquilo que não plantaram.”
Autor desconhecido

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Campanha Evangelística: Classe de 5 Dias



Tema: Classe de Cinco Dias
Fonte: Aliança Pró Evangelização das Crianças – APEC - Rio
Rua Teixeira soares, 28 – Praça da Bandeira – Cep: 20271-320
Tel.: 2502-0594 / 2502-9430
Finalidade: alcançar as crianças não atingidas peal DEBQ e pelo Grupo Missionário. Evangelizar.
Local: no lar de algum membro da igreja ou de alguém que empreste o seu quintal, garagem ou sala.
Duração: uma hora diária durante cinco dias consecutivos, começando na quarta-feira e terminando no domingo. Geralmente é feito durante o período de férias.
Algumas vantagens: alcançar crianças que não vão à igreja e alcançar novas famílias.
Participação da Igreja: a igreja deverá se envolver com este ministério providenciando intercessores, auxiliares para os professores, hospedeiro (alguém que vai emprestar a casa para o trabalho), financeiramente ajudando ao professor a adquirir material didático,
Propaganda: distribua convites, convide pessoalmente as crianças da vizinhança e incentive as crianças da casa hospedeira a convidarem seus amigos, faça cartazes para colocar na igreja.
Matrícula e Programa: conforme as crianças forem chegando o professor ou o auxiliar tomará nota dos seus nomes e endereços.
Fazem parte do programa: (APEC)
10 min – cânticos 3 min – oração 15 min – história missionária 7 min – memorização de versículo bíblicos 20 min – lição bíblica 5 min – apelo e aconselhamento
obs.: você pode adaptar este programa à sua realidade.
Encerramento: Deve ser feito na igreja no período de EB. Será a oportunidade para que estas crianças e seus familiares visitem a igreja.
Obs.: durante os quatro dias não dê lanche. As crianças precisam ir por se sentirem atraídas pelo trabalho e par ouvir sobre Cristo, não para lanchar. No último dia pode-se fazer uma festa com lanhe e entrega de certificado de participação na classe de cinco dias.
Relatório: ao terminar a campanha faça um relatório sobre a campanha contendo o nome e os endereços das famílias para que possam ser visitadas pela igreja.
Conservando os frutos: ore e jejue pelas crianças, convide-as para a EB e para o Grupo Missionário, se necessário busque as crianças em casa para leva-las à igreja.
Preparando-se para a classe de cinco dias
1- Forme sua equipe de trabalho
2- Separe o material a ser usado
3- Consiga a casa
4- Faça a propaganda
Você deve separar uma lição em cinco episódios, um para cada dia. As crianças precisam ficar com o “gostinho de quero mais”. Só avise que o encerramento será na igreja no quarto dia.

Obras da Carne X Fruto do Espírito


Leitura Bíblica:
Gálatas 5:16-26

O processo de crescimento e aperfeiçoamento é resultado de uma batalha travada em nosso ser: CARNE X ESPÍRITO. Quem vai ganhar esta batalha? Você decide!
 Depende de quem você tem alimentado mais.
 O Evangelho nos liberta do poder do pecado, não da natureza carnal.
 A natureza humana precisa ser dominada e subjugada e a Palavra é uma das principais armas espirituais com que podemos contar
 Quando olhamos para a Palavra, ela nos mostra o que precisa ser corrigido e nos conduz ao padrão estabelecido por Deus.
Obras de Carne
 Produzidas pelo homem
 Quando o corpo está entregue às paixões da carne, elas prevalecem
 A velha natureza carnal está sempre querendo despontar
PROSTITUIÇÃO: Fornicação, imoralidade sexual, imoralidade, pensamentos impuros; Relacionamentos sexuais ilícitos
IMPUREZA: Falta de pureza nas intenções, pensamentos impuros, vidas impuras, desejos imundos.
LASCÍVIA: Libertinagem, sensualidade, ações indecentes, ansiedade pelo prazer carnal.

Essas três obras da carne: prostituição, impureza e lascívia, constituem-se numa perversão do instinto sexual criado por Deus para ser uma bênção para o homem e para a mulher.

IDOLATRIA: Perversão da adoração a Deus.
FEITIÇARIA: Uso da magia
INIMIZADES: Ódio, briga, hostilidade, pelejas; busca em prejudicar o próximo; sentimento
CONTENDAS: Porfia, rixas, lutas, debates, dissensão; atitude
CIÚMES: Emulações, rivalidade; sentimento de quem quer algo somente para si; é sinal de insegurança e sentimento de inferioridade
IRAS: Raiva, crises de fúria, mau gênio; quando injusta e baseada no egoísmo
FACÇÕES: Pelejas, discórdias; espírito partidário
DISSENÇÕES: Discórdia, desavenças
PASTIDOS: heresias
INVEJAS: Uma aflição entristecida ante ao bem alheio; é ligada ao ciúme
HOMICÍDIOS: Matar
BEBEDICES: Embriaguez
GLUTONARIA: Orgias; perversão do uso do alimento


Fruto do Espírito

 Produzido por Deus
 É um fruto com nove virtudes
 Representa a manifestação da natureza de Cristo na vida do crente
 Transmite ao homem a plenitude de Deus
 Essas virtudes abrangem três aspectos da vida humana
Aspectos que se referem à vida cristã e a Deus:
AMOR: É a essência do próprio Deus; poder de amar até os inimigos
ALEGRIA: Vem do Senhor, independente das circunstâncias.
PAZ: É uma atitude de serenidade, calma e força, tranqüilidade e quietude de espírito, produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações
Aspectos da vida cristã que dizem respeito ao próximo
LONGANIMIDADE: Resistência do amor; é a capacidade de aguardar sem aborrecer-se ou murmurar; ânimo longo, paciência
BENIGNIDADE: Serviço do amor; virtude para tratar os outros com carinho, consideração e disposição de ânimo
BONDADE: Comportamento do amor; leva o crente a ser bondoso e misericordioso com os demais
Aspectos que dizem respeito ao próprio crente
FIDELIDADE: A medida do amor; Deus espera que sejamos fiéis na obediência, no amor, na dedicação, até o fim
MANSIDÃO: Termômetro do amor; condições de ser pacífico, manso, submisso ao Senhor
DOMÍNIO PRÓPRIO: Também chamado de temperança; sobriedade, criar condições de fugir para não cair nas armadilhas do inimigo

Esse maravilhoso fruto é produzido pelo Espírito na pessoa que se compromete a viver uma vida separada para Jesus, não é apenas para ser como adorno para o crente.

Festa dos Tabernáculos

O que significa a Festa dos Tabernáculos?
Levítico 23:32-44

“Disse o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel e dize-lhes: as festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações: são estas as minhas festas”. Lv 23:1,2
O termo hebraico para “convocação” significa “chamar para reunião”. Os israelitas eram chamados para se reunirem e celebrarem juntos sete festas anuais diferentes, relacionadas em Levítico 23. Durante esses eventos, o povo abandonava todo trabalho manual e se dedicava totalmente à comemoração a ser feita.
As três festas principais eram : Páscoa, celebrada junto a Festa dos Pães Asmos, Colheita, chamada de Festas das Semanas ou Pentecostes e a Festa do Tabernáculos, também chamada de Festa das cabanas. Essas três festas são chamadas no calendário judaico de Festas de Peregrinos, porque nestas era exigido que todo homem judeu fizesse uma peregrinação até ao Templo de Jerusalém (Dt 16:16,17).
Todas essas festas prefiguravam um aspecto do Messias prometido por Deus.

A Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas

A palavra “tabernáculo” origina-se da palavra latina “tabernaculum” que significa “uma cabana ou abrigo temporário”. No original hebraico a palavra equivalente é sukka, cujo plural é sukkot

Como era feita:
➢ Era realizada no dia 15 do sétimo mês (tisri), após a colheita. Hoje equivale a setembro-outubro.
➢ Duravam sete dias
➢ No primeiro e oitavo havia santa convocação, ou reunião sagrada, onde não realizavam trabalho algum
➢ Durante sete dias ofereciam ao Senhor ofertas preparadas no fogo
➢ No primeiro dia apanhavam os melhores frutos das árvores, folhas de tamareira, galhos frondosos e salgueiros e durante os sete dias se alegravam na presença do Senhor
➢ Habitavam em tendas durante os sete dias
➢ Nesses dias havia uma marcha dos sacerdotes ao tanque de Siloé, onde eles enchiam as vasilhas de prata com água e depois iam ao templo para derramar sobre o altar. Era um cortejo glorioso dos sacerdotes vestidos de branco, instrumentos musicais e corais. O propósito era agradecer a Deus pela chuva recebida que possibilitou a colheita do ano e o clamor por novas chuvas. João 7:37
➢ A cada dia da festa os sacerdotes rodeavam o altar de sacrifícios agitando suas palmeiras e no sétimo dia rodeavam o altar sete vezes recitando o Salmo 118.
➢ A noite as multidões festejavam com banquetes e ainda cantavam e caminhavam pelas ruas portando tochas, que eram colocadas no átrio do Templo. Este ato demonstrava a gratidão a Deus desfrutando as coisas da vida e o prazer em estar na companhia dos irmãos.

Objetivo da festa:
➢ Lembrar que Deus fez os israelitas morarem em tendas quando os tirou do Egito e celebrar o encerramento da colheita

A natureza da festa era tríplice:
1. Uma festa de alegria
2. Uma festa de gratidão pela colheita, uma benção recente
3. Uma festa de recordação de uma benção antiga e inesquecível, a peregrinação no deserto

Por que habitar em cabanas?
➢ Era um chamado contra a vaidade e apelo a humildade, uma vez que os homens mais ricos ou poderosos deveriam viver nelas por sete dias e compartilhar a moradia com os desprivilegiados a seu redor (Dt 16:14) Tipifica a obra da igreja: acolher os necessitados
➢ Por ser pequena e sem compartimentos os moradores se aproximavam física e afetivamente. Tipifica o tipo de relacionamento que Deus deseja entre seu povo
➢ A cobertura da cabana era feita de tal forma que através dela pudessem ver as estrelas e por onde entrava a luz do sol. Tipifica o lar do crente que deve ser acima de tudo cheio de calor e com visão do alto. João 8:12
➢ A cabana era um abrigo temporário, improvisado e, no entanto, era um símbolo de permanência e continuidade. Era tão frágil que só poderia ser sustentada por Deus. Tipifica o cuidado do Senhor conosco, somente Deus nos mantém de pé.

Aspectos proféticos:
➢ A festa dos Tabernáculos era o cumprimento ou grande conclusão de um ciclo. Representando profeticamente a Festa que será quando Jesus voltar e estabelecer o seu trono. A colheita que fará da sua Noiva, a igreja. Da mesma forma que apenas os frutos bons eram colhidos, assim será na vinda de Cristo.
➢ Tabernáculo representava Deus habitando com Seu povo
➢ O derramar das águas no altar feito pelos sacerdotes representa o derramar do Espírito Santo sobre a igreja.
➢ Para nós a Festa dos Tabernáculos significa a habitação do Senhor em nosso meio (II Co 6:16b,18), e também o fato de estarmos entrando na nova herança (de que Canaã era uma figura). Na verdade Deus habitou em nosso meio na pessoa de Jesus (Jo1:14), a palavra original não é habitou, mas “tabernaculou” entre nós. Isto mostra que Jesus era “Deus conosco”, ou seja, Deus tabernaculando conosco.

O motivo da Festa dos Tabernáculos é basicamente um: relembrarmos os atos de Deus na história do povo de Israel e sabemos que isso acontece conosco hoje e, por isso, celebrarmos a Deus por tudo!

A Festa da Colheita

 Ordenada por Deus ao povo de Israel, através de Moisés – Êx 23:16a
 Comemorada sete semanas e um dia após a Festa das Primícias, 50 dias – Dt 16:9,10
 Chamada de Festa das Semanas, Pentecostes ou Colheita, era a estação de Júbilo
 Era oferecida oferta voluntária segundo o que Deus tinha abençoado – Dt 16:10
 Era uma festa alegre celebrada junto com a família e os que estivessem com ela.
 Era o reconhecimento da generosidade de Deus na terra.

Noemi

 Por causa da fome em Belém de Judá Elimeleque vai para Moabe com a família (esposa e dois filhos) – Rt 1:1
 Em Moabe Elimeleque morre e Noemi fica só com seus dois filhos
 Os filhos se casam e Noemi ganha duas noras
 Os filhos morrem e Noemi fica só com duas noras
 Noemi sabe que a fome terminou e decide voltar para sua terra
 Noemi despede as noras, mas Rute decide acompanhá-la – Rt 1:16,17 (Noemi plantou e um pouco da semente caiu em terra boa. Sempre que a semente é lançada, um pouco pode até morrer, mas alguma coisa sempre vai nascer. Você tem lançado suas sementes? Como é possível colher se não semear? – Mt 13:3-8)
 Noemi estava completamente triste, mas não abandonou seu Deus – Rt 1:20-21 (Noemi não via futuro para ela e sua nora, pensava que estava tudo acabado, que nenhuma semente estava germinando. Quando você semeia tem o tempo da espera, o tempo de regar, o tempo de cuidar de algo que você ainda nem tem certeza se vai nascer, não importa: SEMEIE – Ec 11:6)
 Noemi chega a Belém no tempo da colheita – Rt 1:22 (Belém quer dizer casa de pão. Noemi chegou na casa de pão no tempo da colheita. Ali já era o sinal de Deus do começo de uma nova história. Hoje você chegou neste lugar: NA CASA DE PÃO no COMEÇO DA COLHEITA.)
 Rute vai pegar espigas (Rute já sabia da ordem de Deus Lv 23:22)
 Boaz vê Rute recolhendo espigas e por causa da sua lealdade com Noemi permite que ela trabalhe ali até o fim da colheita.
 Rute chega em casa com bastante cereal
 Noemi descobre que Rute esteve colhendo espigas nas plantações de Boaz, um dos resgatadores da família – Rt 2:19,20 (o resgatador era responsável pela proteção dos membros mais necessitados da família. Neste momento a esperança nasce no coração de Noemi, ela reconhece a mão de Deus na sua vida. Deus vai te mostrar o agir dele na sua vida – I Co 6:20a)
 Com o fim da colheita, Noemi manda Rute se deitar aos pés de Boaz e pedir-lhe que a resgatasse
 Boaz procura saber se o parente mais próximo e mais novo queria resgatá-la
 O outro resgatador não poderia se casar com Rute, Boaz se torna resgatador de Rute e se casa com ela.
 Deus mudou a sorte de Noemi e ela colheu o que plantou – Rt 4:14-17 (Noemi pode comer o melhor desta terra porque semeou. Aquele que semeia com lágrimas colherá com alegria Sl 126:5,6)