Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Homenagem ao DIA do PASTOR Quadrangular




1º Domingo de Outubro

Pastor é aquele que zela, que procura o bem estar, que escuta, que quer bem.

Pastor é aquele que não mede esforços para ir atrás, apenas de uma ovelha do rebanho que tenha se perdido.

Pastor é aquele que muitas vezes se priva de prazeres comuns, em prol da ovelha. Que doa seu tempo, sua vida e até mesmo seu dinheiro.

Pastor é aquele que muitas vezes trás a marca da dor pela perda de um irmão querido e na face sobriedade que possa consolar aqueles dele esperam tirar forças.

Pastor é aquele que muitas vezes sufoca o gemido é amigo e pra muitos é pai!

O pastor, procura ser o exemplo dos fiéis, procura ser justo e nunca ser instrumento de peso para a ovelha.

O pastor sabe que a recompensa pelas noites mal dormidas, pelos aconselhamentos, pelas privações financeiras... vem do Senhor.

O pastor AMA as ovelhas e por isso se doa por elas. O pastor reflete Jesus!

Dentre tantos personagens bíblicos citados na Bíblia que exerceram o pastoreio, podemos citar o pastor de uma grande igreja – Moisés.

A Palavra de Deus relata que ele foi o homem mais manso da terra, no entanto frente a obstinação de um povo rebelde, teve uma atitude precipitada que lhe impediu de entrar na terra prometida.

Mais adiante no episódio do Bezerro de Ouro, Moisés intercedeu pelo povo junto ao Senhor e num ato de amor extremo, disse ao Senhor que preferia que o seu nome fosse tirado do livro da vida, a ver o povo dizimado! Ref:. Exôdo 32.32.

Moisés amou o povo! Jesus o Sumo Pastor amou a humanidade e se entregou por ela! A pessoa que vive verdadeiramente o chamado pastoral é capaz de dar sua própria vida pela ovelha!

Por isso e tantas outras qualidades atribuídas aos verdadeiros pastores, não apenas felicitações, mas gratidão!

Senhor, louvamos-Te pela vida de homens e mulheres de Deus que doam as suas vidas em prol das boas novas e de suas ovelhas. Guarda-os o Pai do perigo e prospera-os oh Pai para louvor do Teu nome. Porque aquele que é chamado pastor, bem como as responsabilidades atribuídas é precioso aos Teus olhos. Pedimos que guarde também sua família e que as bênçãos mais doces, mais especiais lhe sejam atribuídas.
Louvamos-Te porque um dia enviaste o Sumo Pastor das nossas almas para nos salvar e nos libertar.

Em nome d'Ele - Jesus Cristo, oramos

Amém.

Fonte: www.getsemani.com.br

Datas Comemorativas OFICIAIS da IEQ no Brasil

São datas comemorativas da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Brasil, estabelecidas em agenda nacional, com o objetivo de valorizar fatos históricos e homenagear a dedicação do Ministério na propagação do Evangelho:

I – Aniversário Nacional de Fundação da Igreja.

Comemora-se, anualmente, no dia 15 DE NOVEMBRO, em homenagem à fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Brasil, ocorrida na cidade de São João da Boa Vista, São Paulo, em 15 de novembro de 1951;


II – Dia do Pastor.

Comemora-se, anualmente, no 1o DOMINGO DE OUTUBRO, em reconhecimento à importância da atividade Pastoral no exercício do Ministério, ficando as Igrejas locais responsáveis pelas homenagens aos membros do ministério local;


III – Dia da Bíblia.

Comemora-se, anualmente, no 2o DOMINGO DE DEZEMBRO, em homenagem e reconhecimento à importância fundamental que tem a Bíblia como estatuto de fé e prática na existência de nossa Igreja. Nas cidades ou bairros onde Igrejas de outras denominações escolherem a mesma data para comemorar o dia da Bíblia, poderá o Pastor Quadrangular, acompanhado da Igreja local, participar daquelas programações, desde que os atos ali praticados não firam os princípios da fé e doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular;


IV – Dia Oficial de Missões.

Mensalmente, no 3o DOMINGO, fundamentado no princípio da expansão mundial da Igreja do Senhor Jesus Cristo, mantendo a visão e a expectativa de fomentar o espírito missionário no coração dos membros da congregação da Igreja do Evangelho Quadrangular, comemora-se o Dia Oficial de Missões, quando as Igrejas locais destinam integralmente as ofertas arrecadadas aos órgãos de missões estadual e nacional, na forma como que estabelece o Estatuto, no artigo 157, parágrafo 5o, inciso V;

V – Semana Oficial de Missões.

Comemora-se, anualmente, na SEMANA QUE ANTECEDE O DIA 15 DE NOVEMBRO, pelas mesmas razões aduzidas no inciso anterior, quando as Igrejas locais elaboram programa de comemorações especiais, abrangendo todos os dias da referida semana, culminando com a consagração de uma oferta especial neste sentido, cumprindo o que estabelece o Estatuto da Igreja. A comissão deve encontrar uma data alternativa para esta semana, privilegiando a data do aniversário;


VI – Dia Nacional do Diaconato.

Comemora-se, anualmente, no dia 1º DE MAIO, dedicado a homenagear o Diaconato, indispensável e incansável no trabalho de caráter polivalente em diversas áreas da atuação da Igreja;

VII – Semana Nacional da Educação e Cultura.

Comemora-se, anualmente, na SEMANA QUE ANTECEDE O DIA 15 DE OUTUBRO (Dia do Educador Cristão). Nesta semana as instituições educacionais da IEQ promovem ciclos de palestras e eventos comemorativos com o objetivo de divulgar e valorizar a educação e a cultura cristã;


VIII – Dia Nacional do Grupo Missionário de Homens:
25 de janeiro;


IX – Dia Nacional da Mulher Quadrangular:
09 de outubro (nascimento de Aimee Semple Mcpherson);


X – Dia Nacional do Grupo Missionário de Jovens: 21 de abril;


XI – Dia Nacional do Grupo Missionário de Adolescentes:
1º de maio;


XII – Dia Nacional do Grupo Missionário de Juniores e Crianças: 31 de outubro;


XIII – Dia Nacional do Grupo de Filhos de Pastores: 2º domingo de julho.

FONTE: http://www.squarerecords.com.br/comunicacao

Panorama Bíblico - Parte II

Resumo Livros Históricos

Conjunto de doze livros: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester, que contam a história do povo judeu a partir do tempo de Moisés.

JOSUÉ

ž Versículo chave: Js 1:11

ž Autor: Josué e Finéias

ž Tema: A história da conquista da terra prometida

ž Propósito: Relatar o estabelecimento dos filhos de Israel em Canaã, como prova da fidelidade de Deus no cumprimento das suas promessas a Abraão.

ž Mensagem atual: Há muitas bênçãos para os que obedecem a Palavra de Deus

Entrada na terra prometida – 1-5:12

1-Começam os preparativos para tomar posse da terra

2-Josué envia dois espias a Jericó, que são acolhidos por Raabe

3-Josué manda os sacerdotes à frente com a Arca para passarem o Jordão.

4-O Jordão se abre, Israel passa em terra seca e 12 homens são escolhidos para pegarem 12 pedras para representarem o milagre que Deus fez.

5-Os homens são circuncindados

*1:6-9 – Deus encoraja Josué / 2 – Raabe, a prostituta, escondeu os dois espias no terraço de sua casa. Reconheceu que Deus estava com eles, e pediu que livrassem ela e seus familiares. O sinal foi uma corda VERMELHA presa à janela. / 3 – Deus abriu o rio Jordão para o povo atravessar para chegar etm Jericó / 4 – Depois que todos passaram, Deus ordenou que um homem de cada tribo pegasse uma pedra do Jordão e carregasse para fazer um altar. As pedras representavam um memorial perpétuo

Conquistando a terra – 5:13-12:24

1-Deus da a estratégia de guerra a Josué para a conquista de Jericó.

2-O pecado de Acã traz consequências terríveis a Israel.

3-A astúcia dos gibeonitas

4-Cinco reis se levantam contra Gibeom.

5-Josué ora para que o sol e a lua parassem.

6-Deus luta por Israel contra vários reis

*6 – Deus deu a estratégia de guerra para Josué e disse que TUDO deveria ser destruído e que somente Raabe e os seus seriam poupados e toda prata, ouro e todos os utensílios de bronze e ferro deveriam ser levados para o tesouro do Senhor / 7 – Acã escondeu as coisas consagradas junto com seus bens e por causa disto o povo de Israel perdeu uma batalha. Deus avisou Josué o que estava acontecendo. Acã e seus familiares foram apedrejados e tudo seu queimado.

Dividindo a terra – 13:1-24:33

1-A terra é repartida por herança a Israel.

2-Josué exorta o povo a observar a lei do Senhor e a se afastar das nações e povos idólatras

3-Deus faz o povo lembrar de tudo o que fez por eles desde Abraão

4-Josué morre com 110 anos

*14:6-15 – Calebe foi pedir a Josué sua parte na herança da terra. Ele esperou 45 anos. / 21:45; 23:14 – Deus cumpriu TODAS as promessas feitas ao povo.

JUÍZES

ž Versículo chave: Jz 17:6

ž Autor: Samuel (segundo a tradição)

ž Tema: Apostasia e opressão

ž Propósito: Mostrar que o julgamento de Deus contra a transgressão é real e que seu perdão pelo pecado e a restauração do relacionamento são certos para os que se arrependem

Quem eram os juízes? Líderes escolhidos por Deus e dotados pelo Seu Espírito para tarefas específicas. A tradução mais correta para sua função seria: governar, liderar ou libertar.

A falha militar de Israel – 1-3:6

1-A conquista incompleta da terra

2-Desobediência e derrota

*1:27-36 – As tribos desobedecem a Deus não expulsando os povos das nações conquistadas nem destruindo seus altares. / 2:1-4 – A ordem que Deus havia dado ao povo de Israel e o que eles fizeram. / 2:10-15 – Pecado de Israel e suas consequências. / 2:16 – O povo volta-se à idolatria. / 2:18-23 – Deus levanta juízes para os libertarem dos opressores. Israel não abandona suas práticas, por isso, a ira do Senhor se ascendeu contra eles.

Resgate de Israel pelos juízes – 3:7-16

1-Primeiro período Otoniel

2-Segundo período Eúde e Sangar

3-Terceiro período Débora e Baraque

4-Quarto período Gideão, Tola e Jair

5-Quinto período Jefté, Ibsã, Elom e Abdom

5-Sexto período Sansão

*13:8 – Manoá, pai de Sansão. / Os juízes de Israel: 1º Otoniel: Israel fez o que o Senhor reprova e foram subjugados por 8 anos pelo rei da Mesopotâmia. Clamaram e Deus enviou Otoniel para os livrar. Ele liderou Israel na guerra e o Senhor entregou o rei nas mãos dele. A paz durou 40 anos. / 2º Eúde: Mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor desaprova, por isso, Ele deu a Eglom, rei dos moabitas, poder sobre Israel durante 18 anos. Novamente o povo clamou e Deus enviou Eúde, homem canhoto. Ele fez uma espada de dois gumes de 45cm e colocou debaixo da roupa amarrada a coxa direita. Eglom era muito gordo. Eúde foi pessoalmente entregar o tributo a Eglom. Arrumou um jeito de ficar sozinho com ele e cravou-lhe a espada. Com o rei morto Eúde tocou a trombeta e levou o povo à guerra e venceram. Teve paz por 80 anos. / 3º Sangar: Depois de Eúde veio Sangar que matou 600 filisteus com uma aguilhada de bois e libertou Israel. / 4º Débora: com a morte de Eúde o povo voltou a fazer o que o Senhor reprova. Deus os entregou por 20 anos nas mãos de Jabim, rei de Canaã. O exército deles tinha por comandante Sísera. Deus mandou Baraque reunir um exército e ir à peleja. Baraque só aceitou ir com a presença de Débora. Deus pelejou por eles e entregou Sísera na mão de uma mulher. E a terra teve paz por 40 anos. / 5º Gideão: De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por 7 anos. Eles destruíam suas plantações e não deixavam nada vivo pelo caminho. Os israelitas empobreceram tanto que clamaram por socorro ao Senhor. O Anjo do SENHOR apareceu a Gideão enquanto malhava o trigo. Deus o enviou à guerra com 300 homens com trombetas e jarros vazios com tochas adentro. Ao comando de Gideão, tocaram a trombeta, quebraram os jarros e gritaram: “À espada pelo Senhor e por Gideão”. O Senhor fez com que eles mesmos se matassem e alguns fugiram e foram alcançados pela tribo de Efraim. Gideão desapontou ao Senhor fazendo uma estola sacerdotal, que se tornou objeto de idolatria e sua poligamia trouxe problemas a Israel. Teve 70 filhos e julgou 40 anos. / 6º Tolá: liderou Israel por 23 anos. / 7º Jair: liderou Israel por 22 anos. Teve 30 filhos que montavam 30 jumentos e lideravam 30 cidades. / 8º Jefté: era filho de uma prostituta com Gileade. Foi expulso por seus irmãos e passou a ser seguido por vadios. Israel fez o que o Senhor desaprova e foi humilhado e oprimido pelos filisteus e amonitas por 18 anos. Clamaram ao Senhor, se desfizeram dos seus ídolos e cultuaram a Deus. Foram buscar Jefté, que era homem de guerra, para os Liderar. O Espírito do Senhor se apossou de Jefté e este fez um voto ao Senhor. Deus o deu a vitória e ele cumpriu seu voto. Jefté liderou Israel por 6 anos. / 9º Ibsã: teve 30 filhos e 30 filhas. Casou seus filhos com pessoas fora de seu clã. Liderou por 7 anos. / 10º Elom: liderou Israel por 10 anos. / 11º Abdom: teve 40 filhos e 30 netos, que montavam 70 jumentos. Liderou por 8 anos. / 12º Sansão: os israelitas voltam a fazer o que Deus reprova e foram entregues aos filisteus por 40 anos. Uma mulher estéril deu a luz a Sansão, que era nazireu (separado para o Senhor). Deus o usou para abater os filisteus. Liderou por 20 anos.

O fracasso moral de Israel – 17-21

1-A idolatria da tribo de Dã

2-Guerra contra a tribo de Benjamim

RUTE

ž Versículo chave: Rt 1:16

ž Autor: Samuel (segundo a tradição)

ž Tema: A intervenção soberana de Deus traz a salvação universal

ž Propósito: Traçar a linhagem de Davi e mostrar a fidelidade a Deus de três pessoas

ž Mensagem atual: É sábio esperar no Senhor e deixar que Ele realize os Seus propósitos para conosco.

A história de Rute se desenrola entre o governo de Gideão e Jefté. Ela se casou com Boaz e ambos são bisavós de Davi.

Rute permanece leal a Noemi 1

1-Sofrimento de Noemi

2-Dedicação e promessa de Rute

3-Retorno a Belém

*Belém = casa de pão / Mara = amarga / Boaz é um tipo de Cristo = resgatador

Rute respiga no campo de Boaz – 2

1-Rute respiga no campo de Boaz

2-Generosidade e proteção de Boaz

3-Noemi reconhece a bondade de Deus

Rute segue o plano de Noemi – 3

1-Orientação de Noemi

2-Obediência de Rute

3-Recompensa pela obediência

Rute e Boaz se casam – 4

1-Casamento de Boaz e Rute

2-Benção de Deus sobre Noemi

3-Genealogia de Davi

*4:17 – Rute tem Obede, este Jessé, que foi pai de Davi

I SAMUEL

ž Versículo chave: I Sm 8:7-9

ž Autor: Samuel é autor do livro, mas estão incluídos textos de Nata e Gade

ž Tema: Registrar a vida do último juiz, o primeiro rei de Israel e seu declínio; e a escolha e preparação de Davi

ž Propósito: É a passagem do governo por juízes ao governo por reis. E do governo de Deus (Rei invisível) para o governo civil (humano).

ž Mensagem atual: A vida de uma nação é o reflexo de sua vida moral e espiritual.

O nome Samuel sugere “ouvido por Deus”. Foi homem de oração, filho de Ana e Elcana, nasceu quando Eli era juiz em Israel. Foi o último juiz, o primeiro profeta e o fundador da monarquia em Israel.

Eli e Samuel – 1-7

1-Nascimento e infância de Samuel

2-Guerra contra os filisteus

*2:21 – Ana teve 6 filhos / 2:29-36 – Pecado dos filhos de Eli e suas consequências. / 4:18 – A morte de Eli.

Saul e Samuel – 8-15

1-Saul torna-se rei de Israel

2-Deus rejeita Saul por sua desobediência

*8 – O povo pede um rei. A VONTADE PERMISSIVA DE DEUS e como esse rei agiria com o povo. / 9:2 – Qualidades de Saul. / 9:21 – Como Saul se via quando foi chamado. / 10:23 – Saul era bem alto. / 13:9,13,14; 15:2,3,9 – Motivos pelos quais Deus rejeitou Saul

Saul e Davi – 16-31

1-Samuel unge a Davi

2-Davi e Golias

3-Davi e Jônatas tornam-se amigos

4-Saul persegue Davi

5-Derrota e morte de Saul

*16:18 – Como as pessoas viam de Davi

II SAMUEL

ž Versículo chave: II Sm 5:12

ž Autor: Poderia ter sido o sacerdote Abiatar ou Zabude filho de Natã, e também Gade poderia ser o autor de alguns trechos.

ž Tema: Davi

ž Propósito: É um registro histórico da vida do rei Davi

ž Mensagem atual: O pecado sempre tem conseqüências, as quais podem vir de imediato ou demorar. Escolher a obediência é melhor do que sofrer o castigo

As conquistas de Davi – 1-10

1-Davi torna-se rei de Judá

2-Davi torna-se rei de Israel

3-Davi conquista as nações vizinhas

*2:2 – Mulheres de Davi / 3:2-5 – Filhos de Davi nascidos em Hebrom / 6:6 – Uzá morre ao tocar na Arca / 7:16 – Promessa de Deus a Davi

Os conflitos de Davi – 11-24

1-Davi e Bate-Seba

2-As perturbações na família de Davi

3-A rebelião nacional contra Davi

4-Os últimos anos do reinado de Davi

*12:9-11 – Consequência do pecado de Davi / 12:13; 13 – Deus perdoa Davi, mas as consequência ficam / 16:21,22 – Cumprimento do que Deus falou no cap. 12:11

I REIS

ž Versículo chave: I Rs 9:4,5

ž Autor: Desconhecido, mas provavelmente Jeremias e um grupo de profetas

ž Tema: Divisão do reino entre Israel e Judá

ž Propósito: Contrastar a vida daqueles que vivem para Deus com a daqueles que se recusam a agir assim ao longo da história dos reis de Judá e Israel.

I e II Reis dão continuidade dos livros de Samuel. Como o nome sugere, registram os acontecimentos do reinado de Salomão e dos reis de Judá e Israel, que o sucederam. Abrangem um período de quatrocentos anos e contam a história do crescimento e depois do declínio do reino, que acabou dividido. Israel e Judá são levados para o cativeiro. O Reino do Sul (Judá) teve vinte reis, e o Reino do Norte (Israel) teve dezenove.

As histórias destes livros provam que:

1. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10: 34).

2. Quando colocamos tudo no altar, Deus nunca nos deixa esperando pelo fogo (I Reis 18:38).

3. O cativeiro foi devido à desobediência a Deus. Ele foi profetizado antes (Dt. 28:49).

Características:

ž O livro de I Reis começa com o rei Davi e termina com o rei da Babilônia.

ž Começa com a construção do templo e termina com a destruição do templo.

ž Começa com o primeiro sucessor de Davi ao trono, Salomão, e termina com o último sucessor, Joaquim, libertado do cativeiro pelo rei da Babilônia.

ž O período dos profetas iniciou-se nessa época com o grande profeta Elias.

ž I Reis termina com a história de Elias e II Reis gira ao redor de Eliseu. Segue-se o declínio do reinado, até vermos, tanto Israel como Judá levados para o cativeiro.

ž Após este período de Reis, inicia o período interbíblico, o período em que Deus se calou, durou cerca de 400 anos.

O Reino unido – 1–11

1-Salomão torna-se rei

2-A sabedoria de Salomão

3-Salomão constrói o templo

4-A grandeza e a queda de Salomão

*1:6 – Falha de Davi como pai / 2:1-9 – Conselho de Davi a Salomão / 3:9 – O que Salomão pediu a Deus /

3:12 – O que Deus respondeu / 8:4-9Deus coloca diante de Salomão a benção e a maldição / 11:1-6 – Desobediência de Salomão / 11:11-13Promessa de Deus / 11:26Cumprimento da promessa / 11:29-33 – Motivo da divisão do reino / 11:34-36 – Cumprimento da aliança com Davi

O Reino dividido – 12– 22

1-A revolta das tribos do Norte

2-Os reis de Judá e Israel

3-O ministério de Elias

4-Os reis de Israel e Judá

*12:25-33 – Jeroboão se perde

II REIS

ž Versículo chave: II Rs 17:13,14

ž Autor: Desconhecido, mas provavelmente Jeremias e um grupo de profetas.

ž Tema: Relatos dos Reinos de Israel e Judá

ž Propósito: Registrar o prosseguimento da história de Israel,

ž Mensagem atual: Deus anuncia Sua vontade através da Palavra

O Reino dividido: 1–17

1-O ministério de Eliseu

2-Os reis de Israel e Judá

3-Israel é levado para o exílio pela Assíria

O Reino sobrevivente: 18– 25

1-Reis de Judá

2-Judá é levado para o exílio pela Babilônia

Reis de Israel

REINO UNIDO

Saul:

Tempo: 40 anos / Profeta: Samuel

Pecado: desobediência – I Sm 13:9,13,14

DAVI:

Tempo: 40 anos – I Rs 2:11 / Profeta: Natã

homem segundo o coração de Deus – I Sm 13:14; I Rs 15:5; At 13:22

Salomão:

Tempo: 40 anos – I Rs 11:42

Pecado: idolatria e desobediência – I Rs 11:1-6,10

REINO DIVIDIDO

Reino do Sul: Judá

Tribos: Judá e Benjamim

Lugar de adoração: Jerusalém

Cativeiro: Babilônia – II Rs 25:1

1- Roboão:

Tempo: 17 anos – I Rs 14:21

Pecado: idolatria – I Rs 14:23-24

2- Abias:

Tempo: 3 anos – I Rs 15:2

Pecado: os mesmos que o pai – I Rs 15:3

3- ASA:

Tempo: 41 anos – I Rs 15:10

Fez o que o Senhor aprova – I Rs 15:11,14

4- JOSAFÁ:

Tempo: 25 anos – I Rs 22:42

Fez o que o Senhor aprova – I Rs 22:43

5- Jeorão:

Tempo: 8 anos – II Rs 8:16

Pecado: idolatria – II Rs 8:18

6- Acazias:

Tempo: 1 ano – II Rs 8:26

Pecado: idolatria – II Rs 8:27

7- Atalia:

Tempo: 6 anos – II Rs 11:3

Pecado: idolatria – II Rs 11:18

8- JOÁS:

Tempo: 40 anos – II Rs 12:1

Fez o que o Senhor aprova – II Rs 12:2

9- AMAZIAS:

Tempo: 29 anos – II Rs 14:2

Fez o que o Senhor aprova – II Rs 14:3

10- AZARIAS:

Tempo: 52 anos – II Rs 15:2

Fez o que Senhor aprova – II Rs 15:3

11- JOTÃO:

Tempo: 16 anos – II Rs 15:33 / Profeta: Isaías e Miquéias

Fez o que o Senhor aprova – II Rs 15:34

12- Acaz:

Tempo: 16 anos – II Rs 16:2 / Profeta: Isaías e Miquéias

Pecado: idolatria – II Rs 16:2-4 (ofereceu seu filho como sacrifício a ídolos)

13- EZEQUIAS:

Tempo: 29 anos – II Rs 18:2 / Profeta: Isaías e Miquéias – II Rs 19:2

Fez o que o Senhor aprova – II Rs 18:3

14- Manassés:

Tempo: 55 anos – II Rs 21:1

Pecado: idolatria – II Rs 21:2-6 (queimou o próprio filho em sacrifício a ídolos)

15- Amom:

Tempo: 2 anos – II Rs 21:19

Pecado: idolatria – II Rs 21:20-22

16- JOSIAS:

Tempo: 31 anos – II Rs 22:1 / Profetas: Jeremias, Sofonias e Naum

Fez o que o Senhor aprova – II Rs 22:2

17- Jeocaz:

Tempo: 3 meses – II Rs 23:31 / Profeta: Jeremias

Pecado: idolatria – II Rs 23:32

18- Jeoaquim:

Tempo: 11 anos – II Rs 23:36 / Profetas: Jeremias e Habacuque

Pecado: idolatria – II Rs 23:37

19- Joaquim:

Tempo: 3 meses – II Rs 24:8 / Profeta: Jeremias

Pecado: idolatria – II Rs 24:9

20- Zedequias:

Tempo: 11 anos – II Rs 24:18 / Profetas: Jeremias e Ezequiel

Pecado: idolatria – II Rs 24:19

Reino do Norte: Israel

Tribos: Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manassés

Lugar de adoração: Samaria

Cativeiro: Assíria - II Rs 17:23

1- Jeroboão:

Tempo: 22 anos – I Rs 14:20

Pecado: idolatria – I Rs 12:25-33; 14:7-9

2- Nadabe:

Tempo: 2 anos – I Rs 15:25

Pecado: idolatria – I Rs 15:26

3- Baasa:

Tempo: 24 anos – I Rs 15:33

Pecado: idolatria – I Rs 15:34

4- Elá:

Tempo: 2 anos – I Rs 16:8

Pecado: idolatria – I Rs 16:13

5- Zinri:

Tempo: 7 dias I Rs 16:15

Pecado: idolatria I Rs 16:19

6- Onri:

Tempo: 12 anos I Rs 16:23

Pecado: idolatria – I Rs 16:25,26 (construiu Samaria)

7- Acabe:

Tempo: 22 anos – I Rs 16:29 / Profeta: Elias – I Rs 17:1

Pecado: idolatria – I Rs 16:31-33 (se casou com Jezabel)

8- Acazias:

Tempo: 2 anos – I Rs 22:51 / Profeta: Elias - II Rs 1:15-17

Pecado: idolatria – I Rs 22:52,53

9- Jorão:

Tempo: 12 anos – II Rs 3:1 / Profeta: Eliseu – II Rs 3:11

Pecado: idolatria – II Rs 3:2

10- Jeú:

Tempo: 28 anos – II Rs 10:36 / Profeta: Eliseu

Pecado: idolatria – II Rs 10:31

11- Jeoacaz:

Tempo: 17 anos – II Rs 13:1 / Profeta: Eliseu

Pecado: idolatria – II Rs 13:2,6

12- Jeoás:

Tempo: 16 anos – II Rs 13:10 / Profeta: Eliseu

Pecado: idolatria – II Rs 13:11

13- Jeroboão II:

Tempo: 41 anos – II Rs 14:23 / Profetas: Amós e Oséias

Pecado: idolatria – II Rs 14:24

14- Zacarias:

Tempo: 6 meses – II Rs 15:8 / Profeta: Oséias

Pecado: idolatria – II Rs 15:9

15- Salum

Tempo: 1 mês – II Rs 15:13 / Profeta: Oséias

Pecado:

16- Menaém:

Tempo: 10 anos – II Rs 15:17 / Profeta: Oséias

Pecado: idolatria – II Rs 15:18

17- Pecaías:

Tempo: 2 anos – II Rs 15:23 / Profeta: Oséias

Pecado: idolatria – II Rs 15:24

18- Peca:

Tempo: 20 anos – II Rs 15:27

Pecado: idolatria – II Rs 15:28

19- Oséias:

Tempo: 9 anos – II Rs 17:1

Pecado: idolatria – II Rs 17:2

I CRÔNICAS

ž Versículo chave: I Cr 14:2

ž Autor: Acredita-se que tenha sido Esdras.

ž Tema: Deus prometeu um trono eterno a Davi, escolhendo-o para estabelecer o centro de adoração em Jerusalém, e seu filho Salomão para edificar o templo.

ž Propósito: A finalidade é ajudar os judeus do período pós exílico a compreenderem a sua história e principalmente a razão do exílio.

ž Mensagem atual: Deus continua sendo o Senhor da história por mais que os acontecimentos teimem em ditar ao contrário.

As genealogias de Israel – 1-9

1-A linhagem da nação

2-As tribos de Israel

3-Os que retornaram do exílio da Babilônia

O reinado de Davi – 10-29

1-Davi torna-se rei sobre todo o Israel

2-Davi traz a arca para Jerusalém

3-As proezas militares de Davi

4-A preparação de Davi para a construção do templo.

I e II Crônicas parece ser religioso ao contrário de I e II Reis que é histórico. Enquanto Reis é escrito sob o ponto de vista humano, Crônicas sob o divino.

O livro de Crônicas como o de Reis foi escrito em um só volume e posteriormente dividido em dois: I e II Crônicas e provavelmente tenha sido escrito durante ou logo após o cativeiro. Pode ser visto como: um suplemento aos livros de I e II Samuel, I e II Reis. Algumas das descrições históricas são quase idênticas às dos livros anteriores. Os livros de Samuel e de Reis se referem aos eventos de ambos os reinos, enquanto Crônicas se ocupa quase exclusivamente com a história de Judá.

Qual é o propósito das genealogias?

ü Preservar a Árvore Genealógica

ü Conservar o início da Tradição Oral

ü Transmitir linhagens importantes

ü Ser útil na vida nacional de Israel

ü Manter a pureza sacerdotal depois do exílio

ü Traçar a linhagem Messiânica

ü Mostrar a identidade de Jesus Cristo

II CRÔNICAS

ž Versículo chave: II Cr 7:14

ž Autor: Provavelmente Esdras

ž Tema: Enfatizar o avivamento, a reforma e a recuperação da fé

ž Propósito: Adoração verdadeira, Avivamento e Reforma.

ž Mensagem atual: O reavivamento somente é possível quando nos voltamos à prática da Palavra do Senhor.

II Crônicas foi dirigido ao remanescente judaico que retornara, sentindo a urgente necessidade de reaver sua herança espiritual. Ao invés de salientar o lado sombrio do passado de Israel, o livro enfatiza o avivamento, a reforma e a recuperação da fé para os exilados desalentados, que buscavam na terra prometida um futuro e uma esperança redentora.

O Reino de Salomão – 1-9

Salomão pede sabedoria

Salomão constrói o templo

Salomão consagra a Deus o templo

A sabedoria e as riquezas de Salomão

O Reino de Judá – 10-36

A revolta das tribos do Norte

A história da apostasia e a reforma em Judá

O exílio de Judá na Babilônia

*28:3 – Acaz queimou seus filhos a Moloque / 34:22 – Profetisa Hulda

Grandes avivamentos sob:

1. Asa II Crônicas 15

2. Josafá II Crônicas 20

3. Joás II Crônicas 23 e 24

4. Ezequias II Crônicas 29 e 31

5. Josias II Crônicas 35

Templos:

a- O primeiro templo, o de Salomão, levou sete anos para ser construído e foi destruído pelos babilônios quando levaram Judá para o cativeiro. A arca da aliança sumiu na destruição do primeiro templo pelos babilônios.

b- O segundo templo foi construído por Zorobabel com o auxilio de Zacarias e Ageu. Construído no sítio do primeiro templo pelo decreto de Ciro e de Dario (Ed 6:3,12). Foi acabado 20 anos depois da volta do cativeiro em Babilônia. Este templo era muito inferior ao primeiro. O segundo templo durou 500 anos. Durou mais que o primeiro, de Salomão.

c- O terceiro templo, de Herodes. Foi profanado pelo rei Selêucida da Síria ou Antíoco IV Epifânio no ano 175-163 a.C. que instalou ali a “abominação da desolação” (um altar ou estátua pagã). Os Macabeus (judeus) purificaram o templo nos fins de 164 a.C. A provável destruição deste templo, deu-se em 63 a.C. por Pompeu. O terceiro templo, foi construído por Herodes, que começou a sua construção em 20 a.C. e terminou em 64 a.C. No ano 70 d.C. Roma conquistou Jerusalém pelo general Tito, que profanou e destruiu o templo, isto é, o terceiro.

d- O quarto templo está para ser construído – segundo as profecias de Ezequiel 40-48, conforme as escrituras será edificado onde hoje esta a mesquita muçulmana de Omar.

ESDRAS

ž Versículo chave: Ed 6:21,22

ž Autor: Esdras

ž Tema: Deus usou reis pagãos e lideres fiéis para restaurar seu povo pela restituição do culto no templo e pela reativação da lei de Moisés.

ž Propósito: Contar a história de dos judeus que voltaram da Babilônia. Ele continua a historia de Crônicas que ficou incompleta

ž Mensagem atual: A nossa vida deve estar fundamentada e centralizada na Palavra de Deus

O regresso para Jerusalém sob a liderança de Zorobabel – 1-6

1-O decreto do rei da Pérsia

2-O recenseamento do povo

3-A reconstrução do templo

Regresso a Jerusalém sob a liderança de Esdras – 7-10

1-Outra leva de judeus que regressa com Esdras

2-Lidando com os pecados do povo


NEEMIAS

ž Versículo chave: Ne 6:15,16

ž Autor: Esdras

ž Tema: Enfoca a restauração religiosa através do ensino da Lei,

ž Propósito: Relatar a reconstrução de Israel

ž Mensagem atual: Todo cristão deve ocupar posições de liderança, não só dentro do contexto religioso e eclesiástico

Esdras enfoca a restauração religiosa através do ensino da Lei, Neemias descreve a restauração política, colocando os limites geográficos de Jerusalém através dos muros; isto devolve a integridade política do povo e cala a intimidação dos inimigos dos arredores.

A Reconstrução dos muros de Jerusalém – 1-7

1-O retorno a Jerusalém

2-A reconstrução dos muros

3-O registro do povo

*6:15 – Duração da reconstrução dos muros / 8:5 – Reverência à leitura da Palavra

O avivamento da religião e a restauração do culto – 8-10

1-A leitura da Lei

2-A reação do povo

3-O arrependimento do povo

4-A ratificação da aliança

5-As responsabilidades da aliança

Correção dos abusos, e reforma da Nação – 11-13

1-O repovoamento da cidade

2-A rededicação dos muros

3-O reavivamento do povo e reformas

ESTER

ž Versículo chave: Et 4:14

ž Autor: Desconhecido. Provavelmente Mordecai (9:20). Alguns acreditam que foi Esdras

ž Tema: O livramento por Deus do povo judeu, da ameaça de destruição.

ž Propósito: Tratar da providência protetora do povo de Deus e a certeza da retribuição que alcançam seus inimigos.

ž Mensagem atual: Valores do reino de Deus diferem dos valores do mundo. Quem tem sua vida direcionada por Deus controla o poder, a fama, o dinheiro, o status social, não se deixa controlar por nada disto.

O perigo para o povo de Deus – 1-3

1-O divórcio de Vasti

2-A descoberta de Ester

3-A devoção de Mordecai

4-O decreto de Hamã

*2:7 – Nome hebraico de Ester

A decisão do servo de Deus – 4-5

1-O apelo de Mordecai a Ester

2-A resposta de Ester a Mordecai

3-A audiência de Ester com Assuero

4-A arrogância de Hamã para com Mordecai

A libertação do Povo de Deus – 6-10

1-A derrota de Hamã

2-A humilhação de Hamã

3-O enforcamento de Hamã