Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Estudo para Pré-adolescentes

Diga “não” as pressões da turma
Comentando o texto

Texto base: I Ts 4:1-8
Versículo chave: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade” II Tm 2:22a

Neste texto Paulo escreve ao povo de Tessalônica. Ele começa falando que recebeu boas notícias sobre o povo e que deseja que eles continuem progredindo de acordo com as instruções que haviam recebido dele. (v. 1,2).
A vontade de Deus é a nossa santificação (v. 3), mas o que é santificação? Separação; ser separado para servir a Deus com dedicação e amor. A vontade de Deus para a nossa vida é que sejamos separados, não nos contaminando com as coisas deste mundo.
No v. 4 Paulo fala sobre possuir o próprio corpo em santificação e honra. O nosso corpo é templo do Espírito Santo e devemos possuí-lo somente para glorificação do nome de Senhor, evitando pensamentos, ações e desejos impuros. Mas o que você acha que é pensamento impuro? O v. 5 os coloca como lascívia, isto é, pensamentos que estimulam o libido ou desejo sexual. Tais práticas são dos gentios, dos homens que não servem a Deus, que não tem intimidade com Ele.
Quanto a esses assuntos, Paulo afirma que não é nosso dever acusar ou julgar o próximo, mas cada um dará conta de si a Deus, e reafirma que Deus nos chamou para santificação (v. 6,7). Paulo termina este texto falando que aquele que rejeitar esses ensinamentos está rejeitando a Deus. (v. 8)
A fase da pré-adolescência é marcada por mudanças físicas e psíquicas que serão decisivas na sua vida no futuro. Nessa fase da vida você está começando a entrar no mundo dos adultos e deixando o mundo das crianças. Neste momento surgem alguns conflitos e desafios. Provavelmente você já passou momento de conflito existencial onde se perguntou: “Quem sou eu?”, “Qual o sentido da minha vida?”, “Qual será o meu futuro?” Saiba que as respostas para essas e outras questões virão à medida que você for amadurecendo e definindo a sua identidade.
Seu corpo: Como já foi dito, pré-adolescência é a fase das transformações e o corpo passa por algumas modificações. É o que a ciência chama de puberdade, cujo período aproximado é entre 9 e 16 anos. Trata-se do período de transição entre a infância e a idade adulta. Estas são algumas mudanças fisiológicas que você vai perceber em si:
 Desarranjos na pele: As glândulas sebáceas sofrem uma modificação e passam a produzir sebo e óleo para a pele. Quando os canais, através dos quais o óleo é conduzido ao exterior da pele estão bloqueados, surgem manchas estranhas no rosto, conhecidas como “espinhas” e “cravos”.
 Crescimento: o crescimento nesta fase é desproporcional. Certas áreas atingem seu tamanho mais cedo que outras.
 Mudanças na voz: normalmente a voz muda de uma hora para outra, as vezes estando fina outras bem grossa.
 Maturação sexual: O clímax do desenvolvimento físico do ser humano é o amadurecimento dos órgãos sexuais. Quando esses alcançam a capacidade do funcionamento adulto, a puberdade foi atingida. As funções sexuais que indicam o amadurecimento sexual são duas: a ovulação na moça e a espermatogênese, no rapaz. Tais funções vão possibilitar a procriação.
Suas emoções: A intensidade e a freqüência dos processos orgânicos podem levá-lo a modificações repentinas no seu estado emocional. Veja alguns exemplos:
 Nervosismo: sacudidelas constantes dos músculos, caretas. Torcer os cabelos, piscar contínuo, roer unhas, gaguejar, etc.
 Preocupação emocional: ansiedade indevida sobre erros cometidos ou despreocupação som seus erros, recusar qualquer coisa que pareça novo.
 Acanhamento: timidez excessiva provocada por causa da opinião dos outros.
 Complexos: sentimento de inferioridade ou por não se achar nos moldes da sociedade.
Superando as pressões: Assim como aconteceu n ávida de Daniel, Moisés, José e muitos outros dentro e fora da Bíblia, o adolescente sofre diversas pressões e tentações. Algumas atitudes podem ser praticadas para superar estas dificuldades:
 Auto-aceitação: aceite cada parte do seu corpo, a inconformação gera infelicidade. Paulo deixou-nos o exemplo: “...aprendi a contentar-me com o que tenho” (Fp 4:11). Você tem muitas qualidades. Lembre-se de que foi Deus quem planejou você assim!
 Auto-disciplina: uma vida disciplinada faz bem ao corpo, a alma e ao espírito (III Jo 2). Durma pelo menos oito horas por dia, coma alimentos saudáveis evitando o exagero, pratique atividade física, adquira o hábito de ler a Bíblia e orar diariamente, estude, leia.
 Domínio próprio: não haja por impulso, sempre pense antes de agir ou falar qualquer coisa. Cultive o Fruto do Espírito (Gl 5:22).
 Aceitação da vontade de Deus: Deus é conhecedor de todas as coisas. Antes que nós existíssemos, Ele já nos conhecia, por isso, sabe o que é melhor para nós. Aprenda a ouvir a voz de Deus e em tudo desejar saber qual é a vontade de Deus, pois ela nunca acrescenta dores.