Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Temperamentos

Mesmo com traços que variam de criança para criança, o que são considerados como traços mais fundamentais num modo geral na personalidade, são os tipos de temperamentos sanguíneos, coléricos, fleumáticos e melancólicos. Esses traços foram criados por Hipócrates (460 a 370 a.C) na antiga Grécia. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu esses quatro temperamentos, de acordo com sua teoria, o temperamento dependia dos humores de seu corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma; na sua observação do comportamento pode observar as diferenças e assim formulou sua teoria para explicar essas diferenças. Mas foi um filósofo alemão, Emmanuel Kant, que provavelmente mais influência teve na divulgação da idéia dos quatro temperamentos.
O estudo dos temperamentos por educadores proporciona uma melhor integração com as crianças e uma melhor compreensão do comportamento de cada uma bem como possibilita uma melhor forma de ajudá-las.
O temperamento está baseado no material ainda não trabalhado com que nascemos. À medida que vamos amadurecendo espiritualmente fica cada vez mais difícil diagnosticar o temperamento básico. Outro fator que interfere no diagnóstico do temperamento é a idade. Na maioria das pessoas é mais fácil distinguir entre os 15 e 35 anos.

Paralelo entre os quatro temperamento e a Bíblia

Bíblia: Todos os homens têm uma natureza pecaminosa
Temperamentos: Todos os homens têm suas fraquezas
Bíblia: O homem é constantemente assediado pelo pecado
Temperamentos: Destacam tal fato
Bíblia: O homem possui uma “velha natureza” que é a carne, ou melhor, a “carne corruptível”.
Temperamentos: É composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas.

Sanguíneo

Pontos fortes: caloroso, amável, simpático. Atrai as pessoas como se fosse um imã. Tem boa conversa, é otimista e despreocupado, “a vida é uma festa”. É generoso, adapta-se ao meio ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios.
Pontos fracos: pouca força de vontade, emocionalmente instável, explosivo, irrequieto, egoísta. Em sua mocidade chega a ser considerado “o que vai ser bem-sucedido”, raramente, entretanto, alcança aquilo que dele se espera. Tem grande dificuldade em seguir detalhadamente instruções e quase nunca fica quieto. No fundo dessa capa de ousadia ele é frequentemente inseguro e temeroso.
Vocação: os sanguíneos são bons vendedores, oradores, atores e não raro tornam-se líderes. – Exemplo bíblico: Pedro

Colérico


Pontos fortes: ativista prático. Tudo n ávida para ele é útil. É um líder natural, obstinado e muito otimista. Seu cérebro está sempre fervilhando idéias, projetos ou objetivos, e ele os realiza. É extrovertido, mas não tão intensamente como o sanguíneo.
Pontos fracos: é auto-suficiente, impetuoso, genioso e tem uma tendência a aspereza e até mesmo a crueldade. Ninguém é tão mordaz e sarcástico quanto o colérico.
Vocação: os coléricos dão bons diretores de empresas, generais, construtores, soldados voluntários, políticos ou administradores, mas são geralmente incapazes de executar trabalhos minuciosos e precisos. – Exemplo bíblico: Paulo

Melancólico

Pontos fortes:
é o temperamento mais talentoso. Perfeccionista, muito sensível, apreciador das belas artes, analítico, abnegado (desejo de sacrificar-se a si próprio) e amigo leal. O melancólico ultrapassa as expectativas quando submetido à pressão.
Pontos fracos: perfeccionista, geniosos, crítico, pessimista e egocêntrico.
Vocação: artista, compositor, inventor, filósofo, teórico. – Exemplo bíblico: Moisés

Fleumático

Pontos fortes: pessoas de fácil convivência porque possuem natureza calma e sossegada, senso de humor, acessibilidade e são agradáveis. Se enquadram no título “Sr. Simpatia”. O fleumático é eficiente conservador, digno de confiança, espirituosa, com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas. É meio introvertido.
Pontos fracos: suas fraquezas, assim como suas qualidades não são tão perceptíveis como nos temperamentos mais expressivos. A maior de suas fraquezas é a falta de motivação, o que leva a displicência no trabalho, é pão duro e indeciso. Tem a capacidade de viver a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com a coisas.
Vocação: diplomata, professores, médicos, cientistas, humoristas, escritores e editores de livros e revistas. Quando motivados tornam-se grandes líderes. – Exemplo bíblico: Abraão