Ensinar
a Bíblia é algo muito importante. Não há nada melhor do que a estratégia de
memorização para fazer com que a criança guarde em seu coração a Palavra de
Deus. Esta estratégia é usada para memorizar textos bíblicos e versículos chaves
da lição. É importante que o professor utilize diferentes recursos, de acordo
com a idade da classe trabalhada.
a) Importância:
ü A infância é o
tempo ideal – Pv 22:6; II Tm 3:15
ü Ensina-se a
palavra de Deus – Sl 119:11, 105
ü Podem trazer a
memória em um momento de dificuldade ou de tentação – Sl 119:9; Mt 22:29
b) Como ensinar
um versículo bíblico:
ü Leia o versículo
diretamente da Bíblia e depois no visual. Tenha no visual à mesma versão lida
na Bíblia;
ü Explique o sentido
de qualquer palavra difícil;
ü Explique o
versículo;
ü Repita várias
vezes;
ü Exija perfeição
na recitação das escrituras.
c) Incentivos à
memorização (lembrete):
ü Faça lembrete
ilustrando o versículo para cada criança;
ü Monte um caderno
de versículo para cada criança, aonde vão anotando os versículos memorizados;
ü Pode fazer uma
espécie de concurso. Monte um desenho e vá completando a cada semana à medida
que as crianças forem memorizando os versículos. No final de um período (quando
completar o desenho, ou ao final do bimestre, trimestre, semestre ou ano) dê um
certificado a cada criança que concluiu com êxito.
d) Métodos:
1- Quadro de
giz: escreva
o versículo no quadro (para as crianças menores em letra de forma). Depois de
ensiná-lo vá apagando palavra por palavra até que consigam repetir o versículo
todo e as palavras tenham acabado;
2- Flanelógrafo:
escreva
o versículo separado por palavras e substitua algumas por desenhos. Cole atrás
da flanela ou lixa e monte o versículo no flanelógrafo. Proceda da mesma forma
que no quadro de giz;
3- Cartaz: escreva o versículo
em um lado do cartaz e no verso use uma figura que ilustre o versículo. Repita
várias vezes e depois vire para o lado da figura. As crianças devem repeti-lo;
4- Gestos: use gestos que
expressem o sentido dos versículos;
5- Dedos: usando sua mão
vá levantando os dedos de acordo com as palavras;
6- Versículos
musicados: ensine
o versículo cantado;
7- Perguntas: faça perguntas que o versículo
responde (ex.: Sl119:11; Ef 2:8,9);
8- Quebra-cabeça: faça um cartaz
ou escreva o versículo em folhas. Recorte e peça para as crianças montares.
Pode-se fazer concurso entre equipes para ver quem monta primeiro;
9- Varal: usando uma
corda, que pode ser barbante, pregadores e papel você monta um varal que pode
ser usado com modelos de roupa ou só escrevendo as partes do versículo em tiras
de papel ou silhuetas de desenhos;
10- Versículo
fracionado: divida
o versículo em partes e distribua para a classe, que já deve ter sido dividida
em grupo. Cada grupo decora a sua parte;
11- Versículo
surpresa: escreva
o versículo sobre a cartolina branca com uma vela. Fixe em algum lugar e no
momento da memorização passe tinta guache ou aquarela na folha. Onde estiver
escrito o versículo vai se revelar;
12- Escada
bíblica: em
uma cartolina faça uma escada com fendas onde serão encaixados os degraus. Em
cada degrau escreva uma parte do versículo. Quando os alunos forem memorizando
vá tirando os degraus;
13- Quadro de
pregas: separe
os versículos em tiras e coloque no quadro de pregas. Vá retirando palavra por
palavra até que tenham memorizado o versículo e/ou as palavras tenham acabado;
14- Carta
enigmática: escreva
um versículo por meio de símbolos (desenhos, figuras) que representem as
palavras. As crianças devem decifrar os desenhos enquanto memoriza as palavras;
15- Forca: como na
brincadeira tradicional. Escolha o versículo a ser memorizado e substitua cada
letra por traços, pode-se dividir a turma em dois grupos;
16- Versículo em
código: escreva
o versículo substituindo algumas letras por símbolos, letras ou números para
que a criança possa decifrar. Para letras iguais símbolos também iguais;
17- Persiana: 1- Corte tiras
do mesmo tamanho e escreva, em cada uma, uma parte do versículo. 2- Cole a fita
por trás de cada tira como no desenho. 3- Na hora da memorização, vá dobrando
tira por tira;