Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Bullying – Brincadeiras que machucam a alma


O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, bringão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

É uma das formas de violência que mais cresce no mundo.

Segundo especialistas, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança etc

Pesquisa realizada em 11 escolas cariocas pela associação Brasileira multiprofissional de Proteção a infância e a adolescência (ABRAPIA) no RJ revelou que 60,2% aconteceu em sala de aula.

O que a primeira vista pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa, a criança ou adolescente.


Consequências
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.
Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas como o suicídio.

Identificando o Bullying
Existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escola. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão.

Como pais e líderes de crianças é necessário que estejamos atentos ao comportamento típicos de quem está sendo vítima de bullying, por isso, é fundamental estabelecer uma base de confiança com elas. Veja alguns exemplos:

üAlegação de súbito mal estar na hora de ir para a escola;
üManifestação de desejo de trocar de escola;
üQueda no rendimento escolar e não querer frequentar a escola;
üMudança de humor repentino;
üDepressão.

Sabemos que se trata de mais uma estratégia do inimigo para destruir e comprometer o futuro de nossas crianças e adolescentes, a Bíblia diz que ele veio para roubar matar e destruir (João 10:10), a intenção atingir a alma, ou seja, seus sentimentos, emoções e vontade.

Os autores de bullying usam principalmente a intimidação e humilhação para atormentar a vítima:
üInsultos a vitima;
üAtaques físicos;
üDanificando bens pessoais (cadernos, roupas etc);
üEspalhar rumores negativos sobre a vítima;
üComentários depreciativos sobre a aparência, etnia, nível de renda etc.

Combatendo o bullying
No ministério infantil é fundamental sermos usados por Deus como atalaias para orientar, interceder e instruir nossas crianças, juniores e suas famílias, para que possam sentir o amor de Jesus de forma plena e efetiva através do cuidado da igreja para com ela.

 Devemos considerar que :
- Dificilmente adultos são testemunhas de bullying;
- Se o seu filho ou aluno disser que está sofrendo na escola, não ignore;
- Escute com respeito e atenção o que a criança tem a dizer e mostre interesse genuíno por suas necessidades, isso ajudará a ganhar sua confiança.

Tanto quem é vítima com agressor precisam ser tratados espiritualmente e fisicamente em alguns casos (psicólogos)
Segundo John M. Drescher, as crianças apresentam sete necessidades básicas: *presença de Deus *amar e ser amadas*ser elogiadas*, *aceitas, *disciplinadas, *sentir-se importantes e em segurança.

“Quanto menos aquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre, porque todos são obra de suas mãos.” Jô 34:19


O mundo busca a solução para o bullying , Jesus é a solução, a palavra de Deus  seus valores os princípios bíblicos.


“Que nos amemos uns aos outros.”
II João 1:5