Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

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Escola Bíblia Infantil




Trabalho com crianças na igreja, um MINISTÉRIO
a) Qual é a sua visão sobre o trabalho com crianças na igreja?
                Em 2 Reis 6:8-23 nos traz o relato de uma guerra em que o rei da Assíria tramava contra Israel. Eliseu, um homem que tinha sua visão ampliada não temeu, pois sabia que Deus estava com eles, no entanto, o moço do profeta ficou aflito com a chegada do exército inimigo. A oração de Eliseu foi só uma: “Senhor, abra os olhos dele para que veja” (NVI) e imediatamente o moço do profeta passou a ter a visão de Deus sobre a situação.
                O mesmo ocorre no trabalho com crianças. Em muitas situações as dificuldades são tão grandes que a visão fica limitada: falta material, professor, espaço, dinheiro, compromisso, em fim, falta muita coisa, mas o propósito de Deus é que se deixe de olhar para o tamanho do problema.
                A visão de Deus do trabalho com crianças é que é um MINISTÉRIO e que exige DEDICAÇÃO _ Rm 12:7; Ef 4:11. É necessário saber que trabalhar com criança é um chamado, é olhar com os olhos de Deus. É priorizar o Reino de Deus e ser um semeador apaixonado. É apascentar os cordeiros de Cristo e se preocupar com seu alimento _ Jo 21:15. É ter consciência de que seu trabalho vai além do conhecimento de  normas, técnicas e métodos e que precisa ser baseado no amor, visão e unção, sem a qual não há trabalho eficaz. É o ensino comprometido com toda a vida da criança visando o SER (caráter), SABER (conhecimento) e FAZER (habilidades).
                Em fim, ter a visão de Deus sobre o trabalho com crianças é saber que foi escolhido por Deus para ser Seu representante perante esta geração e que Ele deseja operar mudanças no mundo e quer te usar para atingir este objetivo.
b) O que a Bíblia diz sobre isso?
  • Que as crianças não podem ser impedidas de chegarem a Cristo – Mt 19:13
  • Que o Reino dos céus é para aqueles que são como criança – Mt 19:14; Mc 10:14; Lc 18:16
  • Da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor – Mt 21:16
  • Quem recebe uma criança recebe a Cristo – Mt 18:5
  • Ai daquele que fizer tropeçar uma criança – Mt 18:6,7
  • Que Deus amou as crianças e deu Seu Filho por elas – Mc 16:15
c) A responsabilidade do professor de crianças:
  • Pregar o Evangelho – Mc 16:15
  • Fazer discípulos – Mt 28:19,20
  • Estabelecer um bom fundamento – I Co 3:11,12
  • Edificar o fundamento – Ef 4:11,12
d) Por que levar a criança a Cristo?
  • É mandamento – Mc 16:15, Mt 18:14,19; 23:19
  • Sua natureza é pecadora – Sl 51:5; 58:3; I Co 2:14, Rm 3:23; 5:12; 8:7,8
e) Finalidade do trabalho com crianças:
  • Salvação – Rm 3:23; Sl 51:5
  • Crescimento – Cl 1:10; Ef 4:15; II Pe 3:18
  • Serviço – At 1:8; Mc 16:15
f) Características do professor evangelista de crianças:
  • Nascido de novo – II Co 5:17, Jo 10:18
  • Certeza da salvação – Jo 5:24
  • Dedicado e chamado por Deus – Rm 12:7
  • Ama e compreende as crianças
  • Ver a importância do  ministério infantil
  • Responsável – Jr 48:10
  • Separa tempo para preparar a aula
  • Vida de santificação, tem Cristo como o centro
  • Dá bom testemunho de vida
  • Depende de oração
  • Perseverante
  • Humilde
  • Espera por resultados
g) Fique atento:
Quando paramos para pensar no trabalho com crianças e juniores realizado em nossas igrejas, infelizmente temos muito que melhorar. Ainda estamos muito longe do propósito de Deus para a vida desses pequeninos.
Dados estatísticos comprovam que a maioria dos missionários que estão em campo, hoje, foram ganhos quando crianças. Esta estatística nos mostra a seguinte realidade quanto à conversão:



 
 Antes de 5 anos - 1%
5 a 15 anos - 85%
15 aos 30 anos - 10%
Após os 30 anos - 4%

Levando-se em conta esses dados e que cerca de 65% da população mundial entanto, a realidade é que a igreja ainda não acordou para a importância deste trabalho.
Se você ainda não consegue olhar o chamado de Deus para sua vida desta forma, tome a atitude que Eliseu tomou e peça a Deus para abrir sua visão e verá a grandeza de Deus.
A criança entende sem dificuldade e acredita naquilo que ouve a respeito de Deus; portanto explicar o plano de salvação, conduzindo-as à cruz do Calvário para ali ficarem limpos de seus pecados e nascerem para Deus, se a criança não conhecer a Jesus, ela descerá ao abismo sem a mínima oportunidade de salvar-se, embora Jesus já lhes tenha assegurado o direito de pertencerem ao Reino de Deus.

Departamento de Educação Bíblica Quadrangular Infantil
A Educação na IEQ
                Etimologicamente, a palavra educação se origina da forma verbal latina educare (conduzir para fora). Significa que educação é uma atividade sistemática e contínua, cujo objetivo é promover mudanças no indivíduo (2 Tm 2:24-26). Sendo assim, a IEQ valoriza a educação, a cultura e o ensino bíblico na formação integral de seus membros qual seja: corpo, alma e espírito. 
                Em cada igreja local, conforme nosso Estatuto, o DEBQ deverá funcionar organizado com pelo menos duas classes de Escola Bíblica, uma para atender os membros da faixa etária infanto-juvenil e outra para atender jovens e adultos.
                É na Escola Bíblica que podemos aprender os ensinos do nosso amado Mestre Jesus. Regras de ouro para que a criança cresça feliz são ensinadas no Departamento Infantil, e Infanto-juvenil; no Departamento de Jovens e Adultos, o ensino é apropriado para cada faixa etária dando continuidade aos ensinos aprendidos na infância, contribuindo para que todos em família e na sociedade sejam seres mais humanos, melhores e mais felizes.
                Entendendo toda verdade contida em Oseías 4:6 verificamos que a grande responsabilidade do líder cristão é ensinar o conhecimento da Verdade, sendo assim, o principal objetivo da Escola Bíblica Quadrangular (EBQ) é ensinar as Sagradas Escrituras e toda a Verdade que elas contêm para os membros de 0 a 100 anos, a fim de que unidos numa só fé, conforme Efésios 4 formem a Igreja do Senhor, o corpo de Cristo aqui na terra.
                Na EBQ a filosofia de ensino fundamenta-se na Bíblia, de forma contemporânea e contextualizada com a realidade dos alunos. Adota-se a pedagogia de Jesus, uma forma sócio interacionista e construtivista de ensino aprendizagem.
Os Alunos
Nível Infantil: As classes de crianças de 0 a 06 anos
                Áreas de interesses:
a)      Ouvir histórias;
b)      Brincar com os amiguinhos;
c)       Cantar;
d)      Brincadeiras agitadas, como correr, levantar e sentar, pular etc;
e)      Pintar, desenhar, cantar etc.
Nível Fundamental: As classes de crianças (07 a 09 anos), juniores (10 a 12 anos)
                Áreas de interesses:
a)      Histórias maravilhosas, de animais, que figurem cenas da vida cotidiana;
b)      Dar sugestão de louvor, atividades e histórias
c)       Gostam de fazer adivinhações e decifrar enigmas;
d)      Desejam aprender o que se passa à sua volta e gostam de animais.
e)      Interessam-se por mímica, origami e dramatização;
f)       Gostam de ler, correr, pular, desenhar, recortar, colar, colecionar;
g)      Sentem prazer em receber cartas;
h)      Gostam de ler livros e conhecer a vida de crianças de outras terra

Estratégias de Ensino
            Trata-se do método, da maneira, do caminho que o professor vai usar para chegar ao objetivo. São as ações que aluno e professor vão colocar em prática para alcançar o objetivo.
                Antes de escolher a estratégia a ser usada o professor precisa refletir sobre as seguintes ideias: idade, tempo, lição, participação, variedade e condições físicas  a  fim de alcançar a todos os estilos de aprendizagem.
            Estilo de Aprendizagem é o método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento.  São os sentidos usados durante o processo de aprendizagem, o modo como ela se comporta durante o aprendizado.
                Cada ser humano se difere do outro e isto influencia no seu jeito de aprender. A forma como um aluno aprende depende de alguns fatores como: temperamento e órgão dos sentidos que ele mais usa durante o processo, o meio pelo qual ele aprende. Classificaremos três modalidades ou estilos de aprendizagem: VISUAL, AUDITIVO e SINESTÉSICO.
                Observe: 40% dos alunos aprendem mais vendo (aprendiz visual), 20% dos alunos aprendem mais ouvindo (aprendiz auditivo) e 40% dos alunos aprendem mais usando o corpo (aprendiz sinestésico).
            Cerca de 90% das aulas são auditivas, ou seja, 90% do que é ensinado é aproveitado por apenas 20% dos alunos, dos quais a maioria são meninas.
            As estratégias mais usadas na EBQ Infantil são:
Narração: As histórias devem ser contadas com ênfase e se possível com o auxílio de algum recurso didático. É necessário mergulhar no que está sendo contado para criar além do texto e enriquecer a atividade atraindo os ouvintes.
                Critérios para contar história:
Ø  Dedique atenção à história, mas tenha sempre em mente o aluno e a sua reação com ela;
Ø  Descreva o que vê;
Ø  Viva dentro da história. Seus gestos, a expressão do rosto, do olhar devem ser resultado desta entrega espontânea à história e devem contribuir com ela;
Ø  Narre com entusiasmo e do seu próprio jeito;
Ø  Empregue o diálogo quando possível;
Ø  Empregue frases curtas e de linguagem apropriadas para as crianças. Evite gírias e vícios de linguagem;
Ø  Faça bom uso da voz: fale claramente; mantenha um tom de voz agradável, variando a altura, tom e o som;
Ø  Faça as crianças participarem da história.
Memorização: Não há nada melhor do que a estratégia de memorização para fazer com que a criança guarde em seu coração a Palavra de Deus.
                Alguns métodos:
Ø  Quadro de giz;
Ø  Flanelógrafo;
Ø  Cartaz;
Ø  Quebra-cabeça;
Ø  Varal;
Ø  Versículo surpresa;
Ø  Quadro de pregas;
Ø  Versículo em código.
Música: Através da música a criança expressa seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos, por isso, se estimuladas vão transformar toda esta musicalidade em adoração a Deus. Cabe a nós, educadores, fazermos de nossos pequeninos verdadeiros adoradores.
Recursos Audiovisuais
            Trata-se do material que será usado para execução das estratégias e o alcance do objetivo da aula.
                Alguns tipos de recursos:
Ø  Álbum seriado;
Ø  Flanelógrafo;
Ø  Quadro de pregas;
Ø  Cartaz;
Ø  Figuras;
Ø  Data show;
Ø  Objetos.