Trabalho
com crianças na igreja, um MINISTÉRIO
a)
Qual é a sua visão sobre o trabalho com crianças na igreja?
Em
2 Reis 6:8-23 nos traz o relato de uma guerra em que o rei da Assíria tramava
contra Israel. Eliseu, um homem que tinha sua visão ampliada não temeu, pois
sabia que Deus estava com eles, no entanto, o moço do profeta ficou aflito com
a chegada do exército inimigo. A oração de Eliseu foi só uma: “Senhor, abra os
olhos dele para que veja” (NVI) e imediatamente o moço do profeta passou a ter
a visão de Deus sobre a situação.
O
mesmo ocorre no trabalho com crianças. Em muitas situações as dificuldades são
tão grandes que a visão fica limitada: falta material, professor, espaço,
dinheiro, compromisso, em fim, falta muita coisa, mas o propósito de Deus é que
se deixe de olhar para o tamanho do problema.
A
visão de Deus do trabalho com crianças é que é um MINISTÉRIO e que exige
DEDICAÇÃO _ Rm 12:7; Ef 4:11. É necessário saber que trabalhar com criança é um
chamado, é olhar com os olhos de Deus. É priorizar o Reino de Deus e ser um
semeador apaixonado. É apascentar os cordeiros de Cristo e se preocupar com seu
alimento _ Jo 21:15. É ter consciência de que seu trabalho vai além do
conhecimento de normas, técnicas e
métodos e que precisa ser baseado no amor, visão e unção, sem a qual não há
trabalho eficaz. É o ensino comprometido com toda a vida da criança visando o
SER (caráter), SABER (conhecimento) e FAZER (habilidades).
Em
fim, ter a visão de Deus sobre o trabalho com crianças é saber que foi escolhido
por Deus para ser Seu representante perante esta geração e que Ele deseja
operar mudanças no mundo e quer te usar para atingir este objetivo.
b)
O que a Bíblia diz sobre isso?
- Que as crianças não podem ser impedidas de chegarem a Cristo – Mt 19:13
- Que o Reino dos céus é para aqueles que são como criança – Mt 19:14; Mc 10:14; Lc 18:16
- Da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor – Mt 21:16
- Quem recebe uma criança recebe a Cristo – Mt 18:5
- Ai daquele que fizer tropeçar uma criança – Mt 18:6,7
- Que Deus amou as crianças e deu Seu Filho por elas – Mc 16:15
c)
A responsabilidade do professor de crianças:
- Pregar o Evangelho – Mc 16:15
- Fazer discípulos – Mt 28:19,20
- Estabelecer um bom fundamento – I Co 3:11,12
- Edificar o fundamento – Ef 4:11,12
d)
Por que levar a criança a Cristo?
- É mandamento – Mc 16:15, Mt 18:14,19; 23:19
- Sua natureza é pecadora – Sl 51:5; 58:3; I Co 2:14, Rm 3:23; 5:12; 8:7,8
e)
Finalidade do trabalho com crianças:
- Salvação – Rm 3:23; Sl 51:5
- Crescimento – Cl 1:10; Ef 4:15; II Pe 3:18
- Serviço – At 1:8; Mc 16:15
f)
Características do professor evangelista de crianças:
- Nascido de novo – II Co 5:17, Jo 10:18
- Certeza da salvação – Jo 5:24
- Dedicado e chamado por Deus – Rm 12:7
- Ama e compreende as crianças
- Ver a importância do ministério infantil
- Responsável – Jr 48:10
- Separa tempo para preparar a aula
- Vida de santificação, tem Cristo como o centro
- Dá bom testemunho de vida
- Depende de oração
- Perseverante
- Humilde
- Espera por resultados
g)
Fique atento:
Quando paramos para pensar no
trabalho com crianças e juniores realizado em nossas igrejas, infelizmente
temos muito que melhorar. Ainda estamos muito longe do propósito de Deus para a
vida desses pequeninos.
Dados estatísticos comprovam que
a maioria dos missionários que estão em campo, hoje, foram ganhos quando
crianças. Esta estatística nos mostra a seguinte realidade quanto à conversão:
Antes de 5 anos - 1%
5 a 15 anos - 85%
15 aos 30 anos - 10%
Após os 30 anos - 4%
Levando-se em conta esses dados e
que cerca de 65% da população mundial entanto, a realidade é que a igreja ainda
não acordou para a importância deste trabalho.
Se você ainda não consegue olhar
o chamado de Deus para sua vida desta forma, tome a atitude que Eliseu tomou e
peça a Deus para abrir sua visão e verá a grandeza de Deus.
A criança entende sem dificuldade e acredita
naquilo que ouve a respeito de Deus; portanto explicar o plano de salvação,
conduzindo-as à cruz do Calvário para ali ficarem limpos de seus pecados e
nascerem para Deus, se a criança não conhecer a Jesus, ela descerá ao abismo
sem a mínima oportunidade de salvar-se, embora Jesus já lhes tenha assegurado o
direito de pertencerem ao Reino de Deus.
Departamento de
Educação Bíblica Quadrangular Infantil
A Educação na IEQ
Etimologicamente,
a palavra educação se origina da forma verbal latina educare (conduzir para fora). Significa que educação é uma
atividade sistemática e contínua, cujo objetivo é promover mudanças no
indivíduo (2 Tm 2:24-26). Sendo assim, a IEQ valoriza a educação, a cultura e o
ensino bíblico na formação integral de seus membros qual seja: corpo, alma e
espírito.
Em cada igreja local, conforme
nosso Estatuto, o DEBQ deverá funcionar organizado com pelo menos duas classes
de Escola Bíblica, uma para atender os membros da faixa etária infanto-juvenil
e outra para atender jovens e adultos.
É na Escola Bíblica que podemos
aprender os ensinos do nosso amado Mestre Jesus. Regras de ouro para que a
criança cresça feliz são ensinadas no Departamento Infantil, e Infanto-juvenil;
no Departamento de Jovens e Adultos, o ensino é apropriado para cada faixa
etária dando continuidade aos ensinos aprendidos na infância, contribuindo para
que todos em família e na sociedade sejam seres mais humanos, melhores e mais
felizes.
Entendendo toda verdade contida
em Oseías 4:6 verificamos que a grande responsabilidade do líder cristão é
ensinar o conhecimento da Verdade, sendo assim, o principal objetivo da Escola Bíblica Quadrangular (EBQ) é
ensinar as Sagradas Escrituras e toda a Verdade que elas contêm para os membros
de 0 a 100 anos, a fim de que unidos numa só fé, conforme Efésios 4 formem a
Igreja do Senhor, o corpo de Cristo aqui na terra.
Na
EBQ a filosofia de ensino
fundamenta-se na Bíblia, de forma contemporânea e contextualizada com a
realidade dos alunos. Adota-se a pedagogia de Jesus, uma forma sócio
interacionista e construtivista de ensino aprendizagem.
Os Alunos
Nível
Infantil: As classes de crianças de 0 a 06 anos
Áreas de interesses:
a)
Ouvir
histórias;
b)
Brincar
com os amiguinhos;
c)
Cantar;
d)
Brincadeiras
agitadas, como correr, levantar e sentar, pular etc;
e)
Pintar,
desenhar, cantar etc.
Nível
Fundamental: As classes de crianças (07 a 09 anos), juniores (10 a 12 anos)
Áreas de interesses:
a)
Histórias
maravilhosas, de animais, que figurem cenas da vida cotidiana;
b)
Dar
sugestão de louvor, atividades e histórias
c)
Gostam
de fazer adivinhações e decifrar enigmas;
d)
Desejam
aprender o que se passa à sua volta e gostam de animais.
e)
Interessam-se
por mímica, origami e dramatização;
f)
Gostam
de ler, correr, pular, desenhar, recortar, colar, colecionar;
g)
Sentem
prazer em receber cartas;
h)
Gostam
de ler livros e conhecer a vida de crianças de outras terra
Estratégias de Ensino
Trata-se do método, da
maneira, do caminho que o professor vai usar para chegar ao objetivo. São as ações que aluno e professor vão
colocar em prática para alcançar o objetivo.
Antes
de escolher a estratégia a ser usada o professor precisa refletir sobre as
seguintes ideias: idade, tempo, lição,
participação, variedade e condições físicas a
fim de alcançar a todos os estilos de aprendizagem.
Estilo
de Aprendizagem é o método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. São os sentidos usados durante o
processo de aprendizagem, o modo como ela se comporta durante o aprendizado.
Cada ser humano se difere do
outro e isto influencia no seu jeito de aprender. A forma como um aluno aprende
depende de alguns fatores como: temperamento e órgão dos sentidos que ele mais
usa durante o processo, o meio pelo qual ele aprende. Classificaremos três
modalidades ou estilos de aprendizagem: VISUAL, AUDITIVO e SINESTÉSICO.
Observe:
40% dos alunos aprendem mais vendo (aprendiz
visual), 20% dos alunos aprendem mais ouvindo (aprendiz auditivo) e
40% dos alunos aprendem mais usando o corpo (aprendiz sinestésico).
Cerca de 90% das aulas são
auditivas, ou seja, 90% do que é ensinado é aproveitado por apenas 20% dos
alunos, dos quais a maioria são meninas.
As estratégias mais usadas na
EBQ Infantil são:
Narração: As histórias devem
ser contadas com ênfase e se possível com o auxílio de algum recurso didático.
É necessário mergulhar no que está sendo contado para criar além do texto e
enriquecer a atividade atraindo os ouvintes.
Critérios
para contar história:
Ø Dedique atenção
à história, mas tenha sempre em mente o aluno e a sua reação com ela;
Ø Descreva o que
vê;
Ø Viva dentro da
história. Seus gestos, a expressão do rosto, do olhar devem ser resultado desta
entrega espontânea à história e devem contribuir com ela;
Ø Narre com entusiasmo
e do seu próprio jeito;
Ø Empregue o
diálogo quando possível;
Ø Empregue frases
curtas e de linguagem apropriadas para as crianças. Evite gírias e vícios de
linguagem;
Ø Faça bom uso da
voz: fale claramente; mantenha um tom de voz agradável, variando a altura, tom
e o som;
Ø Faça as crianças
participarem da história.
Memorização: Não há nada melhor do que a estratégia de
memorização para fazer com que a criança guarde em seu coração a Palavra de
Deus.
Alguns métodos:
Ø Quadro
de giz;
Ø Flanelógrafo;
Ø Cartaz;
Ø Quebra-cabeça;
Ø Varal;
Ø Versículo
surpresa;
Ø Quadro
de pregas;
Ø Versículo
em código.
Música: Através da música a criança expressa seus
sentimentos, suas necessidades e seus desejos, por isso, se estimuladas vão
transformar toda esta musicalidade em adoração a Deus. Cabe a nós, educadores,
fazermos de nossos pequeninos verdadeiros adoradores.
Recursos Audiovisuais
Trata-se do material que será usado
para execução das estratégias e o alcance do objetivo da aula.
Alguns tipos de
recursos:
Ø Álbum
seriado;
Ø Flanelógrafo;
Ø Quadro
de pregas;
Ø Cartaz;
Ø Figuras;
Ø Data
show;
Ø Objetos.