Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

Pesquisar neste blog

Louvor



             
            Normalmente não fazemos muita distinção entre louvar e adorar a Deus. Para nós essas palavras têm o mesmo sentido. Mas observando a maneira como são empregadas na Palavra de Deus, podemos perceber que muitas vezes são empregadas ao mesmo tempo: Louvai e adorai ao Senhor, louve e exalte o seu santo nome.... Isso é porque nos textos originais são palavras diferentes que expressam significados que são muito importantes para nós.
As palavras para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada. No Novo Testamento a palavra grega eucharistein que significa agradecer é mais utilizada que a palavra eulogein "bendizer". Já a palavra hebraica para adoração é abhôdhâ e o grego latreia, ambos significam servir com temor reverente, admiração e respeito.
É importante ressaltarmos esta diferença entre louvor e adoração. Louvor é elogio, é expressão de reconhecimento das qualidades de alguém ou de seus atos. Tal expressão normalmente se faz através de palavras. A adoração por sua vez, é uma atitude espiritual, caracterizada por um amor intenso, reconhecimento da majestade divina e se traduz em disposição para servir ao Senhor. A adoração é interior, mas pode ser acompanhada de gestos exteriores.
Podemos louvar ao Senhor com nossas palavras, declarando seus atributos e a grandeza dos seus feitos. Esta é também uma forma de testemunho da nossa fé. Podemos fazer isto cantando, tocando, dançando, aplaudindo ou falando. A Bíblia diz que toda a natureza louva a Deus, pois demonstra o Seu poder, criatividade, soberania (Sl 65:13, 69:34, 98:8; Is 44:23).Vemos, portanto, que louvor não é sinônimo de música. O louvor a Deus antes de uma forma musical, precisa ser uma experiência pessoal e espiritual.
O louvor precisa sair do coração do homem, inspirado pelo Espírito Santo e alcançar o coração de Deus, no entanto, existem muitas questões implícitas nesta frase, muitos aspectos que viabilizam ou bloqueiam o verdadeiro louvor. Quando conseguimos alcançar o coração de Deus e agradá-lo, então o Senhor libera o seu poder de maneira que naquele ambiente, onde o verdadeiro louvor se realiza, a ação de Deus acontece: os demônios não podem permanecer (I Sm 16:16), os oprimidos são libertos e há uma atmosfera celestial propícia à ação do Espírito Santo e adequada para o pronunciamento da mensagem profética (II Rs 3:15).
O louvor é devido a Deus por causa:
Ø  Sua majestade – Sl 95:3; 148:13
Ø  Sua excelência – Sl 148:13
Ø  Seu poder – Sl 21:13; 147:5

O louvor é obrigatório:
Ø  Aos anjos – Sl 103:20; 148:2
Ø  Aos santos – Sl 30:4; 149:5
Ø  A toda a criação – Sl 148:1; 150:6

O louvor a Deus deve ser oferecido:
Ø  Com retidão de coração – Sl 119:7
Ø  Continuamente – Sl 96:2; 35:28
Ø  Para todo o sempre – Sl 104:33; 113:2; 145:1,2

Alguns exemplos bíblicos de louvor a Deus

a) O povo de Israel no deserto – Êx 14, 15
            Ao atravessar o Mar Vermelho os israelitas cantaram a vitória sobre os egípcios (Êx 14:15-25). Homens, mulheres e crianças maravilhados pelo grande livramento que Deus  deu começaram  a louvar o Todo Poderoso.

b) Josafá perante os inimigos – II Cr 20
            Josafá venceu seus inimigos através dos louvores. Ele não usou a força nem armas humanas, mas as armas de Deus: jejum, oração e louvor. Pediu socorro ao Senhor, que lhe deu as instruções, e assim pode obter a vitória sobre o inimigo.

c) Paulo e Silas na prisão – At 16:19-40
            Paulo e Silas estavam fazendo a obra de Deus e, por isso, foram presos e açoitados, mas não se intimidaram com esta situação. Dentro da sela os dois começaram a orar e cantar louvores ao Senhor, o que fez com que Deus mudasse a situação permitindo aos dois serem libertos da cadeia.

Formas de louvar a Deus

Ø  Através do canto (música) – Sl 96:1,2; Ef 5:19,20
Ø  Através de instrumentos musicais – Js 6:8; I Cr 15:28
Ø  Através do testemunho falado –  I Pe 2:9
Ø  Através do testemunho de vida – Mt 5:16; Fp 1:27