Eis-me aqui!

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8

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Música Ministério Infantil


Deus criou a música e também deu ao homem o dom de expressá-la com sentimentos e emoções, com a finalidade de louvá-lo. No entanto, no mundo, a música ocupa um lugar especial e tem sido um veículo para transformar vidas (para melhor ou pior), costumes e unir ou separar povos.
A palavra música vem do grego MOUSIKÉ; é movimento e tem como matéria prima o som. Pode ser definida como a arte de combinar sons de forma agradável aos ouvidos.
A música teve origem antes da criação do mundo e satanás, que ainda era um anjo de luz, regia o coro celestial, dele fluía a música. Ao querer se igualar a Deus ele foi expulso do céu, mas não perdeu a sua bagagem musical e mesmo a procedência da música e dos instrumentos sendo divina, satanás tem se utilizado dela para escravizar pessoas.
A música ocupa um papel fundamental na vida da criança, ela está presente no seu dia a dia. Através da música a criança expressa seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos, por isso, se estimuladas vão transformar toda esta musicalidade em adoração a Deus. Cabe a nós, educadores, fazermos de nossos pequeninos verdadeiros adoradores.

Por que devemos ensinar as crianças a louvar a Deus?

a) A Bíblia nos mostra que devemos cantar louvores a Deus – Sl 33:1-3; 147:1
b) Da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor – Mt 21:15,16; Sl 8:2
c) Pela música as crianças aprendem a adorar.
d) Ensinamos verdades bíblicas através da música.
e) A música atrai as crianças, criando um ambiente alegre.
f) As músicas bem escolhidas dão ênfase ao ensino da lição.
g) As crianças participam ativamente da classe ao cantarem.
h) As crianças irão cantando por toda a parte, levando a mensagem do Evangelho aos pais e aos outros.

Como Escolher os Cânticos
a) Os cânticos devem ser escolhidos com antecedência, tendo em mente os alvos da lição do dia, as características espirituais, físicas e mentais de cada grupo.
b) Escolha os hinos que contenham uma real mensagem espiritual.
c) A letra deve ser fácil para as crianças entenderem.
d) A música deve ser apropriada para crianças.
e) Escolha cânticos que preparem o ambiente para as partes do programa que introduzem oração, oferta, história, apelo, etc.

Como Ensinar um Cântico Novo
a) Escreva a letra no quadro negro, cartaz, retro-projetor, folha de ofício para cada criança, flanelógrafo, quadro de pregas, etc.
b) O professor ou mais alguém que conhece bem o louvor deve cantar uma vez.
c) Leia as palavras.
d) Explique a mensagem do cântico e as palavras desconhecidas das crianças.
e) Cante frase por frase junto com as crianças.
f) Cante o louvor inteiro várias vezes.
g) Ensine os gestos.
h) Repita o louvor na aula seguinte.
Músicas que ajudem as crianças a louvarem a Deus, que expressem o amor a Deus, as pessoas, e que desenvolvam atitudes certas das crianças para com Deus, Jesus, a Bíblia, a Igreja, o lar, consigo mesma e para com outras pessoas, é o tipo de música que devemos ensinar aos pequeninos de nossas igrejas.

Como as Crianças Cultuam
 Culto Espontâneo: acontece sem a previsão, quando a criança expressa um sentimento acerca de Deus. não é possível programar estes momentos, mas o bom líder está pronto par aproveitá-los. É a característica das crianças de até quatro anos. Elas não conseguem prestar atenção mais que dois minutos, então um culto estruturado não é interessante para elas. Seu vocabulário é bem limitado e por isso, é mais interessante programar atividades a deixem se movimentar, explorar, tocar, manipular, etc. Funcionam melhor quando trabalham sozinhas. O líder deve proporcionar materiais que incentivem momentos de culto. Ele canta música na ora indicada, um pensamento bíblico apropriado, carinho ao receber a criança, conta uma história espontaneamente, ora quando uma criança expressa necessidade ou alegria.
 Culto Informal: as crianças de 4 a 6 anos participam do culto informal. É um pouco mais estruturado porque elas podem participar das atividades em conjunto e com mais sucesso. Ainda precisam de muito culto espontâneo, mas com esta faixa etária terá mais planejamento. O culto incluirá conversas, perguntas músicas que enfatizem o tema, oração, pensamentos bíblicos, ofertas e histórias. O líder deve ser flexível, pronto para conduzir as conversas, preparado para cantar espontaneamente.
 Culto Formal: quando a criança começa a freqüentar a primeira série do ensino fundamental, já está preparada para um culto mais formal. Ela precisa de mais tempo na experiência de culto e menos em atividades. Ela é capaz de ler a Bíblia, cantar hinos, etc. Podem apreciar a beleza de sentir a emoção de um culto. Podem começar a entender o simbolismo de certos elementos do culto e tem capacidade de dirigir algumas partes do mesmo.

Orientações aos Pais que Cultuam com os Filhos
 Colocar os filhos sentados ao lado.
 Orientar o filho a não conversar na hora do culto..
 Realizar culto doméstico.
 Oferecer uma Bíblia para a criança.
 Procurara chegar no horário certo.
 Cantar louvores em casa para que a criança aprenda.
 Levar a criança ao banheiro antes do culto e evitar andar na hora do mesmo.
 Ajudar a criança a localizar a leitura bíblica.
 O Templo não é lugar de comer ou brincar. Evitar biscoitos, balas e brinquedos.